Título: DF reserva mais leitos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/05/2009, Mundo, p. 30

A Secretaria de Saúde informou ontem que dos cinco casos suspeitos de gripe suína no Distrito Federal, apenas duas mulheres continuam aguardando o resultado final dos exames médicos. Os outros três casos sob acompanhamento foram descartados. Nenhuma pessoa com a doença foi localizada em Brasília, mas o governo distrital já se prepara caso precise internar mais gente. Ontem, a Subsecretaria de Atenção à Saúde do DF inaugurou uma ala dedicada ao isolamento de pacientes com o vírus H1N1 no Hospital do Paranoá. ¿Esse espaço só vai ser utilizado se o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) esgotar sua capacidade de internação¿, explicou a subsecretária Disney Antezana ao Correio.

Segundo Disney, o Hran possui hoje quatro leitos para receber os casos suspeitos de H1N1, e o Hospital do Paranoá tem 34 leitos que poderão ser habilitados, se necessário. No entanto, o Hran continua a ser o centro receptor dos pacientes. A subsecretária reconhece que não há motivo para alarme e que o vírus da gripe suína tem baixa letalidade (há morte em apenas 1% dos casos). Mesmo assim, não considera exagerado preparar uma maior disponibilidade de leitos. ¿O regulamento sanitário internacional é muito claro sobre como proceder, então a OMS age conforme o regulamento, que vai mais pela linha dos cuidados com a segurança. Nisso pode pecar, mas se pecar por excesso, podemos chamar isso de precaução¿, explicou.

Paranoá O Hospital do Paranoá tem seis anos e a nova ala é considerada ideal para conter a doença: possui corredores amplos e quartos privativos com banheiro. ¿Essa parte não estava sendo usada, e estamos reativando para o caso de ser preciso¿, disse o diretor-geral de Saúde do Paranoá, Carlos Augusto Veloso. Questionado se esse leitos poderiam fazer falta no hospital, Carlos foi categórico: ¿Não vai fazer falta. Não estamos tirando nada dos doentes para fazer isso, não vai haver prejuízo do atendimento em nada¿. Mesmo assim, o diretor admite que o Paranoá recebe atualmente cerca de 600 paciente por dia e há 128 leitos para internação em ortopedia, maternidade e UTI que estão ¿100% ocupados¿.

Disney ressaltou ainda que a criação de um novo local para receber casos suspeitos não se deve a uma suposta separação de pacientes por classe socioeconômica, mas à possibilidade de internar uma quantidade de pessoas maior. No Brasil, há 35 casos suspeitos de gripe A (H1N1). Apenas oito pacientes no país tiveram a doença confirmada no país.