Título: Lula exige punição de malandros dos cartéis
Autor: Carvalho, Jailton de; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 09/10/2009, Economia, p. 26

Custos de serviços públicos poderiam cair 20% sem acordos de preços, diz presidente

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem duramente empresários e executivos que se associam para formar cartéis e, com isso, burlar a livre concorrência. Em discurso na solenidade de criação do Dia Nacional de Combate aos Cartéis, disse que estas associações são prejudiciais à sociedade por aumentar preços, diminuir as ofertas e enfraquecer a competitividade da economia.

Para o presidente, empresários flagrados em cartéis são ¿malandros e bandidos¿ que devem ser punidos.

¿ Algumas dessas pessoas (executivos envolvidos em cartéis) não têm cara malandro e de bandido. Se tivessem, seria mais fácil pegar como acontece com alguns malandros país afora ¿ disse Lula, em evento no Ministério da Justiça.

Segundo o governo, cem executivos enfrentam processos por formação de cartéis e 34 deles já foram condenados Para Lula, a Secretaria de Direito Econômico e a Polícia Federal devem investigar e criar condições para que empresários que se reúnem para acertar preços e fraudar concorrências sejam punidos. Muitas dessas reuniões, segundo ele, acontecem em viagens de turismo ao exterior.

Disse ainda que, se não fossem os cartéis, os preços de serviços contratados pelo governo poderiam cair 20%. E pediu aprovação pelo Congresso de projeto que regulamenta a área para facilitar as investigações.

Na solenidade, foi assinado acordo para incentivar combate conjunto contra cartéis por Brasil e União Europeia.