Título: Cerimônia com cara de fim de governo
Autor: Paul, Gustavo; Barbosa, Flávia
Fonte: O Globo, 09/10/2009, Economia, p. 27
Ausência de parlamentares e ministros marca evento
BRASÍLIA. Enquanto observava as exposições sobre o oitavo balanço quadrimestral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um técnico com acesso ao Palácio do Planalto comentava que o evento parecia refletir mais o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que algo para ajudar a candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência em 2010. A cerimônia, no auditório do subsolo do Ministério das Relações Exteriores, foi prejudicada pelo clima abafado, devido à falta de ar-condicionado, e foi uma sombra das anteriores.
Faltaram parlamentares e sobraram lugares.
Na mesa, ao lado de Dilma, havia apenas seis ministros ¿ outros sete mandaram seus secretários-executivos. Nem o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, apareceu. Ele está na Espanha. Também faltaram os presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine. Na plateia, não houve a tradicional divisão entre convidados, autoridades e jornalistas.
No fim, ao contrário das vezes anteriores, não houve entrevistas de ministros. Todos saíram pelos fundos, sem falar com a imprensa, com raras exceções, como o das Cidades, Márcio Fortes. (Gustavo Paul e Flávia Barbosa)