Título: Polícia verde
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 09/10/2009, Economia, p. 30

PF plantará 41,2 mil árvores este ano

Quantos gases do efeito estufa são gerados em uma operação para se prender uma quadrilha de tráfico ou de contrabando? A Polícia Federal (PF) faz essa conta. O órgão é o único ente público que aderiu ao GHG Protocol. A entidade já possui um inventário, realiza a compensação anual de todos os gases emitidos no ano e espera reduzir a poluição que causa em 25% até 2014.

¿ Nossa meta é compensar e reduzir nossas emissões.

Já fazemos a compensação com o plantio de árvores. Este ano serão 41.238 em 122 cidades, onde temos delegacias ¿ afirma Álvaro Palharini, chefe da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico da PF, que explicou que no Rio a compensação será de 1.707 árvores. ¿ Na verdade, nossa meta no ano é plantar 80 mil árvores, para contribuir ainda mais.

Palharini afirma que o plantio é feito em parcerias com estados e prefeituras, e as mudas, sempre nativas, são obtidas com ONGs locais.

Já a meta de redução poderá ser facilmente atingida com a troca de frotas dos atuais carros a gasolina por carros flex, que utilizarão preferencialmente álcool.

¿ O importante não são apenas os números, mas a conscientização. O programa de plantio mobilizará, no mínimo, 600 policiais e funcionários ¿ disse.