Título: Flerte tucano com o PMDB
Autor: Pereira, Daniel; Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 22/05/2009, Política, p. 2

O PSDB intensificou a ofensiva destinada a atrair o PMDB para uma aliança na eleição presidencial em 2010, aproveitando-se das dificuldades enfrentadas pelos peemedebistas no relacionamento com o PT. Um dos pré-candidatos tucanos à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra, tem conversado com frequência com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Um dos generais do exército de deputados federais do PMDB, Geddel cogita concorrer ao governo da Bahia, batendo de frente com o petista Jaques Wagner, que tentará a reeleição.

Serra também marcou uma reunião, para os próximos dias, com o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Interessado em disputar o governo de Minas, Costa, que é senador licenciado pelo PMDB, anda às turras com o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), outro que nutre o sonho de concorrer ao Palácio da Liberdade. Rival de Serra no embate interno tucano, o governador de Minas, Aécio Neves, também mantém bom trânsito entre peemedebistas. Ontem, por exemplo, fez uma visita de cortesia ao deputado Michel Temer (SP), presidente da sigla e da Câmara. Além disso, visitou o senador Pedro Simon (RS), quadro histórico da sigla.

¿Vários partidos que estão na base do presidente Lula, e principalmente o PMDB, não estarão necessariamente na base de sustentação de uma candidatura do PT. O presidente Lula é bem maior do que o PT. A partir dessa constatação, devemos estabelecer, principalmente por meio das alianças regionais, canais de interlocução com o PMDB que possam no futuro derivar para um apoio formal do partido¿, declarou Aécio. (DP e TP)