Título: Com fé em 2010, política na festa do Círio
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 12/10/2009, O País, p. 4
Dilma aproveita a procissão para falar de projetos do governo e faz pedidos para Nossa Senhora de Nazaré
BELÉM. Com a fé em sua candidatura inabalada e assumindo o lado romeiro ao dirigir pedidos à Nossa Senhora de Nazaré, a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, madrugou ontem para participar do Círio em homenagem à padroeira da Amazônia e dos Navegantes, que levou mais de dois milhões de fiéis às ruas de Belém. Dilma deu um toque político às suas observações sobre a procissão - incluindo menções a programas populares de governo, como o Minha Casa Minha Vida, de construção de um milhão de moradias até o fim de 2010.
Ao observar que muitos fiéis levavam sobre a cabeça réplicas de uma casa ou tijolos, como símbolo de agradecimento ou pedido pela casa própria, Dilma aproveitou.
- Fiquei muito impressionada com as miniaturas de casas. Para algumas pessoas eu perguntei o que era. Duas responderam que era o pagamento de uma promessa. Tinham conseguido a casa. E uma me disse que ela estava fazendo uma promessa para conseguir. Fico muito satisfeita com o fato de que fizemos o Minha Casa, Minha Vida - disse Dilma, que chegou no palanque das autoridades às 7h, depois de ter participado, na noite anterior, de um jantar com líderes políticos no estado.
Muitos fiéis, como prova de devoção, seguram em uma corda, dividida em cinco partes, que, no total, somam 800 metros. Enquanto Dilma estava vendo a procissão, houve momentos de confusão que, por pouco, não acabaram em tragédia. Várias pessoas passaram mal e, para resgatá-las, era necessário erguê-las, passando entre as mãos da multidão. A própria Dilma ajudou a puxar crianças e a retirá-las do tumulto.
Dilma, que na sexta-feira participou de orações na tradicional Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, classificou a festa de estarrecedora:
- É uma manifestação que mistura a força da fé com a força que têm as multidões. Aquela comunhão de pessoas querendo saudar Nossa Senhora, manifestar a sua fé, vira uma espécie de onda, como se ela se movimentasse por onda.
Vestida com uma camiseta branca com a inscrição "Pará de todas as Marias", tema da festa, e com um colar com a imagem da santa, Dilma ficou duas horas no palanque, ao lado da governadora, Ana Júlia Carepa (PT), e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Dilma disse que fez alguns pedidos quando o altar com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parou, por cerca de 20 minutos, diante do palanque:
- Fiz alguns pedidos, mas é segredo da fonte.
A governadora enfrentou um protesto de alguns fiéis, que, ao passarem diante dela, gritaram:
- Saúde, saúde, segurança, segurança.
Outro coro gritou, para a ministra:
- Dilma, pode esperar, porque a tua hora vai chegar.