Título: Creches públicas e investimento em educação
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 12/10/2009, Economia, p. 15
Banco sugere também políticas de ação afirmativa
No estudo sobre as disparidades salariais na América Latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recomenda ações para reduzir essas diferenças a serem adotadas por governo, setor privado e os próprios cidadaõs. Um exemplo: a defasagem salarial é ligeiramente mais alta (na média da região) entre mulheres trabalhadoras com filhos.
- Para mudar este cenário, há tarefas dentro das famílias, do governo e das empresas. A nível domiciliar, podemos começar com os pais dividindo a tarefa de cuidar dos filhos de modo que nenhum dos dois seja sobrecarregado. Do ponto de vista das políticas públicas, seria bom que os governos investissem mais em creches públicas, mais baratas, onde as mulheres pudessem deixar seus filhos e manter suas carreiras, porque é claro que a saída prolongada do mercado de trabalho para criar os filhos reduz a renda feminina - diz Ñopo.
O BID termina o seu relatório propondo ações básicas para os governos da região. Apesar dos avanços na educação, diz a pesquisa, é preciso expandir as matrículas, aumentar os anos de escolaridade das populações e melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Além disso, os governos devem investir em amparo à mulher e programas de combate à pobreza que deem mais atenção às meninas indígenas da América Latina. Por fim, o BID sugere "políticas de ação afirmativa muito bem focadas e direcionadas, além de programas de capacitação e recapacitação" para todos os grupos. (Gilberto Scofield Jr.)