Título: Palcos para toda obra
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 14/10/2009, O País, p. 3
Lula inicia visitas a intervenções à beira do São Francisco; em Buritizeiro, corrida de última hora
Quando pisar em Buritizeiro na manhã de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará numa cidade transformada para recebê-lo. A prefeitura mineira e emissários do governo federal não mediram esforços para preparar o trajeto da comitiva oficial. Funcionários públicos municipais foram convocados para fazer uma faxina no fim de semana e no feriado. Apenas ontem, véspera da visita, operários iniciaram a obra do PAC na Rua São Paulo, ponto que possivelmente será visitado pelo presidente.
Em Buritizeiro, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf) aplicará R$ 12,5 milhões na construção de 99,5 mil metros de rede de esgoto, além de uma estação de tratamento. É a maior obra executada pelo órgão em Minas.
Os serviços começaram em maio e 43% deles já foram feitos na parte alta e mais pobre da cidade, cujas ruas não têm pavimentação. Mas o palanque de Lula foi montado longe dali, na Praça dos Pescadores, que fica às margens do Velho Chico e diante da histórica ponte Marechal Hermes.
Até ontem à tarde, não estava prevista a ida de Lula e seus ministros à obra. Mas, prevendo uma quebra de protocolo, a Codevasf abriu 600 metros de rede de esgoto a alguns quarteirões do palanque. Sob sol escaldante, dezenas de operários marcavam o chão com cal. Tratores abriam buracos para instalar a nova tubulação.
¿ A recomendação é fazer uma obra próxima para, caso o presidente queira visitar, não tenha que ir para o meio do mato ¿ explicou o chefe de fiscalização do empreendimento, Jorge Luiz de Araújo.
Servidores fazem a limpeza nas ruas
A maquiagem começou no sábado, quando o prefeito Salvador Raimundo Fernandes (PT) convocou cerca de 20 servidores a trabalhar. Eles pintaram meios-fios, reassentaram paralelepípedos, capinaram canteiros, retiraram lixo e entulho das ruas. Todos devem receber folgas como compensação, já que, por determinação do Tribunal de Contas do Estado, não se deve pagar horas extras.
¿ Estamos dando uma ajeitada na cidade porque o anúncio foi muito rápido.
Ficamos sabendo da vinda (de Lula) quinta-feira ¿ disse o prefeito.
Todo o esforço ocorre num contexto de extrema crise financeira. A prefeitura já demitiu 200 funcionários, o que prejudicou a prestação de serviços em várias áreas, incluindo saúde e educação. Mês a mês, os salários do funcionalismo vêm atrasando. A primeira parcela do décimo terceiro salário, normalmente paga até julho, ainda não saiu do caixa.
¿ Quando vem político, a gente dá uma geral ¿ constata o auxiliar de serviços gerais Edmundo Cardoso da Silva, de 53 anos. Até ontem, ele não havia recebido a remuneração de setembro, normalmente paga até o dia 5.
¿ Pediria a Lula uma força para o salário cair em dia ¿ apelou.
O prefeito Salvador, que era padre na cidade e foi eleito para o primeiro mandato, culpa a queda nos repasses do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios pela situação. Em julho de 2008, a cidade recebeu R$ 885,2 mil do governo federal, ante 640,7 mil no mesmo período deste ano.
Buritizeiro tem 26,1 mil habitantes, que ainda não foram beneficiados pela obra do PAC. É que a rede de esgoto em construção só poderá ser ligada às casas depois de erguida a estação de tratamento. A previsão é de que ela comece a sair do papel em até dois meses e todo o empreendimento seja entregue em setembro de 2010.
Uma área equivalente a 20% da cidade não consta do contrato da obra e só será contemplada se a Codevasf cumprir a promessa de fazer um aditivo, levada ao prefeito dois dias antes da visita de Lula.