Título: A viagem providencial de Dom Cappio
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 14/10/2009, O País, p. 4

Bispo que fez greve de fome contra obra está em Barreiras para encontro religioso

BARRA (BA) e CUSTÓDIA (PE). A personalidade mais famosa de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, que fez greve de fome de 23 dias, em dezembro de 2007, contra a obra de transposição do São Francisco, será a ausência mais comentada na festa preparada para receber hoje o presidente Lula e sua comitiva. Nos governos federal ou estadual não se admite que foi providenciada uma saída estratégica do polêmico bispo, mas desde sábado ele está em Barreiras, cidade do Oeste da Bahia, para alívio da comitiva presidencial.

A suspeita é de que o governo baiano e políticos ligados ao ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, teriam facilitado para que Dom Cappio estivesse fora de Barra. O bispo tem evitado entrar nessa polêmica. A informação da Igreja Católica é que Dom Cappio participa, em Barreiras, de um encontro de dioceses de Barra, Bom Jesus da Lapa, Irecê e Barreiras que acontece todos os anos, e que já estava marcado há algum tempo.

Apesar da ausência do bispo, o presidente Lula, os seis ministros e alguns governadores devem enfrentar manifestações contra a transposição das águas do Velho Chico e também de um grupo de cerca de cem pessoas que trabalhava no projeto piloto de revitalização e que perderam o emprego após a obra ser assumida pelo Exército, em 2008.

O secretário de Infraestrutura do governo da Bahia, João Leão (PP), nega interferência para tirar o bispo da cidade: ¿ Isso é conversa, não existe isso.

Nem seria necessário, porque Dom Luiz não atrapalharia em nada a visita do presidente. Ele é educado e tem até admiração pelo presidente.

Todo o projeto de revitalização do Velho Chico, tocado pelos Ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente, está estimado em R$ 1,5 bilhão, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Da Bahia, Lula irá para Pernambuco, onde visitará os trabalhadores que fazem o terceiro turno de trabalho nos canais, no lote 11 do Eixo Leste da Transposição, entre os municípios de Custódia e Sertânia.

As obras começaram em agosto de 2008 e, em janeiro, as empresas, atendendo a pedido de Lula, iniciaram uma jornada de 24 horas de trabalho. A intenção é concluir os canais no terceiro trimestre de 2010.

Para receber o presidente, o consórcio responsável pela obra preparou um quarto em separado, onde Lula terá cama e banheiro privativos. Um heliporto estava sendo concluído ontem à noite.