Título: Lula questiona motivo do roubo e vazamento
Autor:
Fonte: O Globo, 10/10/2009, O País, p. 8

Presidente diz que crime prejudicou estudantes e não o governo

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou ontem o vazamento da prova do Enem, lembrando que muitos estudantes foram prejudicados.

Ele chamou de irresponsável quem roubou a prova na gráfica e perguntou a quem interessa o vazamento.

¿ É daqueles incidentes que ninguém quer. Sinceramente, não posso acreditar que, no momento que vive o Brasil, alguém tivesse a intenção de roubar uma prova do Enem e levar para a imprensa, porque antigamente se levava para vender aos cursinhos.

Não sei se tinha alguém que se sente prejudicado pelo Enem ou que se sentia prejudicado pelo Enem e resolveu fazer com que não desse certo este ano ¿ disse, durante encontro com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no Itamaraty.

Juventude do PT agora pede apuração rigorosa Para Lula, o vazamento da prova prejudicou os estudantes, e não o governo: ¿ Se a pessoa pensou que estava prejudicando o governo, na verdade, foi um irresponsável que prejudicou a tentativa de milhões de jovens, através do Enem, de entrarem na universidade.

Retardou, pelo menos, a pretensão desses jovens. A gente não pode afirmar a serviço de quem isso aconteceu. Não sei quem se sente prejudicado com o Enem, porque pode ter a ver com quem roubou a prova.

A direção nacional da Juventude do PT (JPT) também condenou ontem o vazamento da prova. Em nota, a JPT defende a ¿apuração rigorosa¿ do caso e a punição dos responsáveis. A juventude petista também criticou a oposição e os cursinhos pré-vestibulares que ¿procuram, a partir dessa ação criminosa, desqualificar o novo modelo do Enem¿. Além disso, a JPT condenou as universidades que não utilizarão a nota do Enem em seus processos seletivos.