Título: Oposição já tem assinaturas para criar CPI
Autor: Lima, Maria; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 10/10/2009, O País, p. 9

Objetivo é investigar repasses do governo para o MST

BRASÍLIA. A declaração do presidente Lula reforçou a mobilização dos parlamentares da oposição, que ontem conseguiram o número suficiente de assinaturas ¿ 34 no Senado e 172 na Câmara ¿ para instalar uma CPI mista para investigar as fontes de financiamento internas e externas do MST. O objetivo é, com a quebra de sigilo bancário e fiscal, investigar o repasse de recursos do governo e também de recursos internacionais para entidades ligadas ao MST.

Para a instalação da CPI são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado. Mas a expectativa é que o requerimento seja protocolado na próxima semana com pelo menos 180 assinaturas na Câmara.

Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da bancada ruralista, outros deputados vão assinar segunda-feira.

Na terça, haverá uma reunião com a senadora Kátia Abreu (DEM-GO), que também é presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNI), para decidir quando será feito o protocolo do requerimento.

¿ Vários parlamentares que a gente pediu para assinar, que antes estavam em dúvida, agora estão ligando, e dizendo que depois do que viram na Cutrale fazem questão de assinar ¿ disse Lorenzoni.

Na semana passada, um pedido de investigação chegou a ser lido em uma sessão do Congresso, mas 45 parlamentares retiraram as assinaturas do requerimento e a CPI mista foi derrubada. Desta vez, a oposição acredita ter mais segurança para a instalação.

¿ Desta vez nem se Jesus Cristo pedir eu retiro minha assinatura da CPI ¿ disse Nélson Marquezelli (PTB-SP).