Título: Fundo Soberano poderá ser arma no futuro
Autor: Beck, Martha; Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 10/10/2009, Economia, p. 19

BRASÍLIA. Para o Ministério da Fazenda, a necessidade de o Brasil usar o Fundo Soberano para reduzir a pressão cambial é uma questão de tempo.

Neste momento, a ideia de o Tesouro Nacional utilizar esses recursos ¿ um montante hoje de US$ 17 bilhões ¿ para comprar dólares no mercado enfrenta muitas resistências.

A principal delas é que o Brasil passaria a ter dois agentes ¿ Banco Central e Fazenda ¿ atuando no mercado de câmbio. Também seria preciso tomar cuidado com o impacto fiscal dessas operações.

¿ A chance de isso acontecer hoje, numa escala de zero a dez, é dois ¿ afirmou uma fonte da Fazenda, que tem consciência de que, para o BC, essa solução é inaceitável.

¿ Mas em algum momento isso vai acabar acontecendo ¿ ressaltou.

Um levantamento realizado pela Fazenda mostra que vários países que têm fundos soberanos usam seus recursos para garantir a competitividade de suas moedas. É o caso de Chile, Noruega e Rússia.

No futuro, os técnicos veem a possibilidade até mesmo de o Fundo Social que será criado para receber os recursos do petróleo no pré-sal ajudar a equilibrar o mercado de câmbio. (Martha Beck)