Título: Nas escolas, silêncio sobre a homofobia
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 11/10/2009, O País, p. 3

CAXAMBU. ¿Aqui não há gays nem lésbicas¿. ¿Nossos jovens não precisam estudar isso¿. Estas foram algumas das explicações que diretores de escola deram ao executor técnico do programa Brasil sem Homofobia, Rogério Diniz Junqueira, para não aplicar políticas de combate ao preconceito contra homossexuais nas salas de aula.

Junqueira, sociólogo e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), colheu por quatro anos depoimentos de dirigentes da educação pública e concluiu que eles negam a homofobia nas escolas, o que torna inviável enfrentar o problema.

Durante a 32aReunião da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), em Caxambu (MG), Junqueira expôs anotações de reuniões do Inep com dirigentes de ensino entre 2005 e 2008. O trabalho cataloga o modo como eles falavam da homofobia ¿ seja dizendo que ela não existe, seja afirmando que entendiam a homossexualidade desde que ela ficasse quietinha em casa.

Os dirigentes deixavam a discriminação contra os homossexuais em um patamar inferior, como se fosse menos grave. Também diziam que a escola não estava preparada para enfrentar o problema, alegando: ¿Isso é muito complexo; é coisa para o pessoal da Saúde¿.

O pesquisador afirmou que escolheu para seu estudo apenas os discursos dos dirigentes que se diziam progressistas. Encontrou outros comportamentos, como os que chamou de ¿antecipação fatalista¿ (¿Sempre foi assim e continuará sendo por toda a vida¿) e ¿apelo ao senso de oportunidade¿ (¿Ainda é cedo. Antigamente era muito pior. E isso que os gays querem é coisa que só os netos dos nossos netos poderão ver¿).

Para Junqueira, negar a homofobia e a homossexualidade impede que os problemas sejam enfrentados e reflete no desempenho escolar: ¿ O Inep fez uma pesquisa com 501 escolas e concluiu que a homofobia, assim como outras violências, compromete o desempenho das vítimas e o conjunto de estudantes.