Título: Ministra acena para Marina e Ciro Gomes
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 11/10/2009, O País, p. 8

Dilma diz na Bahia que todos estarão juntos contra PSDB

SALVADOR e PETROLINA. Ao visitar canteiros de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em Salvador, ontem, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, tentou refazer a declaração do dia anterior quando afirmou que a senadora Marina Silva (PV-AC), também pré-candidata à sucessão presidencial, ¿não representa o projeto do presidente Lula¿. Dilma fez elogios à senadora, afirmando que tanto ela como o deputado federal Ciro Gomes (PSB) são do mesmo campo popular do PT e do governo e que tem a certeza de que todos estarão juntos no segundo turno em 2010.

¿ A senadora Marina tem tudo para estarmos juntos.

Não acredito que ela seja de outro campo popular ¿ declarou Dilma, em entrevista na qual também elogiou Ciro. ¿ Ciro é meu grande companheiro e participou do governo Lula.

Ele tem uma imensa solidariedade com o governo e tenho grande consideração por ele.

Tenho certeza de que estaremos juntos ¿ disse a ministra, sem querer opinar sobre a possível candidatura de Ciro ao governo de São Paulo.

A ministra disse ainda que a tendência natural do processo eleitoral será a polarização final entre o PT e o PSDB. Ela não concorda com a afirmação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de que a eleição não será uma disputa entre os governos Lula e Fernando Henrique Cardoso.

¿ Acho normal que haja diferenças de opinião. Mas continuo achando que haverá mesmo a polarização. Nada que desabone os outros candidatos.

Na Bahia, Dilma visitou obras do PAC e manteve contatos com líderes do PT, PMDB e PR.

Acompanhada do governador Jaques Wagner (PT), do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a ministra foi a dois canteiros de obras da Via Expressa, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador. Depois, foi à Conferência Estadual preparatória do 12º Congresso Nacional do PCdoB.

Em Petrolina, Serra come carne de bode Embora diga que não está em campanha, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e précandidato à Presidência, também cumpre agenda no Nordeste.

Ontem, ao lado dos senadores Sérgio Guerra (PSDB) e Marcos Maciel (DEM), ele visitou Petrolina, principal cidade do Sertão pernambucano.

Numa visita ao Bodódromo ¿ conjunto de restaurantes que tem a carne de bode como prato principal ¿, o governador saboreou a iguaria sertaneja. À tarde, o tucano foi à Feira da Uva e do Vinho do Nordeste.

¿ Esta é uma visita de conhecimento das diversas áreas do Nordeste, estou curtindo o meu fim de semana.