Título: Em viagem pelo Velho Chico, Lula vai promover Dilma e costurar alianças
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 11/10/2009, O País, p. 8

Presidente e ministros vão a MG, BA e PE capitalizar obras de transposição

BRASÍLIA. Depois de quase dez meses de planejamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai percorrer as obras de transposição do Rio São Francisco ¿ um sonho, segundo ele. Serão três dias de viagem, em que o presidente e uma grande comitiva de ministros e governadores, além de técnicos, percorrerão cerca de 4 mil quilômetros, a partir de Brasília. Lula levará a tiracolo a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT a presidente, para que a população beneficiada por uma das principais obras de seu governo conheça a ¿mãe do PAC¿ (Programa de Aceleração do Crescimento).

A programação é extensa, incluindo trajetos por helicóptero, carro e barco, encontros com trabalhadores do projeto de transposição do São Francisco e dois dias de pernoite nos acampamentos de canteiros de obras. Além de apertar a mão dos trabalhadores, Lula vai subir no palanque e defender a obra, que levará água a cerca de 12 milhões de nordestinos até 2015.

A previsão é que Dilma acompanhe o presidente em todos os eventos. Além dela, vão o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e pelo menos mais seis ministros. Governadores e parlamentares do Nordeste se juntarão à comitiva.

Lula vai aproveitar a visita às obras para conversar sobre política, especialmente nos dois dias em que dormirá nos acampamentos do Exército.

No primeiro dia da viagem, Lula irá à cidade de Barra (BA), foco da resistência ao projeto, liderada pelo bispo dom Luís Flávio Cappio, que fez greve de fome contra a transposição. Lula vai tentar a reaproximação de Geddel, principal líder do PMDB baiano e pré-candidato ao governo do estado, com o governador petista Jaques Wagner. O presidente gostaria que os dois marchassem juntos na eleição de 2010, formando um único palanque para Dilma na Bahia.