Título: Alojamento com toque presidencial
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 15/10/2009, O País, p. 5

Local do pernoite em Cabrobó foi reformado, decorado e equipado com ar

CABROBÓ (PE). É na área de alojamentos do Consórcio Construtor Águas do São Francisco em Cabrobó, a 528 km de Recife, que o presidente Lula e sua comitiva vão passar a noite de hoje. O local, ao lado de uma fábrica de arroz, foi reformado para acomodar o presidente, ministros, governadores e equipe. Para receber o presidente, o consórcio preparou um quarto em separado, onde ele terá cama e banheiro privativos. O alojamento da comitiva do presidente (com dez quartos) foi preparado numa espécie de galpão de tijolo que já existia, mas que foi adaptado.

Novos móveis, como cama e criados-mudos, foram comprados. Um sistema de arcondicionado vai reduzir o calor comum ao sertão do estado natal de Lula.

Duas tendas foram montadas para atender a imprensa (seis quartos) e a diretoria do consórcio (15 quartos). Um heliporto estava sendo concluído. Na estrada que dá acesso aos alojamentos foi jogada brita sobre o chão de terra, e um carro-pipa molhou todo o trecho, para diminuir a poeira. Ontem, vários homens ainda trabalhavam para aprontar o local.

Para enfeitar os alojamentos, funcionários do consórcio passaram a semana procurando adornos característicos da região, como carrancas, imagens de padre Cícero e plantas naturais da caatinga.

O cardápio deverá incluir baião de dois, surubim ao molho de vinho (produzido no Vale do São Francisco) e carne de sol com macaxeira (aipim).

Mas não faltará cobrança. No caminho do alojamento, o comerciante Pedro Pinheiro Vidal pendurou uma faixa: ¿Presidente, fiscalize o saneamento em Cabrobó.

Estão matando o Velho Chico¿.

¿ Há pelo menos oito esgotos jogando sujeira direto no rio. As obras de saneamento estão paradas e o presidente precisa saber. Vou acompanhar a visita dele e dar meu apoio, mas vou levar a faixa