Título: Lula: Dilma e Ciro têm vocação para carreira solo
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 15/10/2009, O País, p. 5

Em visita às obras de transposição, presidente diz que "adora os dois" e eles podem ser adversários em 2010

BARRA (BA). Na visita de duas horas às obras de revitalização do Rio São Francisco em Barra, segunda etapa de sua caravana, o presidente Lula indicou que já trabalha com a possibilidade de ter dois candidatos aliados nas eleições presidenciais de 2010.

Acompanhado de dois pré-candidatos governistas ¿ a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o deputado Ciro Gomes (PSB) ¿, Lula disse adorar os dois e admitiu que ambos têm vocação para carreira solo.

¿ Eu adoro os dois, mas me parece que eles têm vocação para serem cantores solos. Vamos ver como vai ser ¿ disse Lula, enquanto Ciro e Dilma se abraçavam sorridentes atrás dele.

Lula, em sua linguagem futebolística, disse que os dois formam uma dupla de meias armadores: ¿ Meia esquerda e ponta esquerda.

Embora a ministra vá acompanhar o presidente na caravana, Lula disse que não significa que a está lançando como candidata.

O clima era de comício, com bandeiras e faixas. Lula justificou que levou Ciro Gomes porque foi ele quem lançou as obras de transposição, quando era ministro da Integração Nacional.

E Dilma, porque é a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui a transposição e a revitalização do rio.

¿ Numa obra desta não se pensa em fazer lançamento de candidatura, até porque a eleição está muito longe. A gente vem dizer ao povo que a obra vai acontecer e que eles vão ser beneficiários de uma obra gigantesca, que precisa de vontade política e capacidade de enfrentamento dos contrários.

Entre os opositores da obra está o bispo de Barra, dom Luiz Flávio Cappio, que saiu da cidade no sábado. O bispo fez greve de fome contra a transposição.

Sem citá-lo, Lula disse: ¿ Não tenho intenção de convencer opositor. A obra foi aprovada pelos órgãos ambientais e vai ser concluída. Os que são contra não conhecem a situação do povo do semiárido.

E prometeu voltar à cidade: ¿ Quando deixar a Presidência, prometo a vocês que vou refazer a viagem de barco, para que a gente possa ter mais tempo de conversar, sem ministros, sem seguranças, sem governador.

Mesmo não sendo presidente vou fazer a fiscalização do rio até ele ficar totalmente pronto.

Disse que, quando o rio estiver recuperado, vai levar água a 12 milhões de brasileiros: ¿ É justo levar um copo d¿água para quem não tem e é justo recuperar o Velho Chico.

Em Barra, Lula evitou armar palanque para o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, pré-candidato ao governo baiano. Dilma foi reconhecida pelas pessoas, algumas com bandeiras do PT. Sorridente, atendeu aos pedidos de fotos e cumprimentou os presentes