Título: Ruralistas vencem primeira batalha
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2009, O País, p. 9

Eles vão comandar subcomissão criada para mudar o Código Florestal

BRASÍLIA. Os ruralistas ganharam ontem o primeiro embate contra os ambientalistas na subcomissão especial criada na Câmara para discutir mudanças no Código Florestal. Depois de muitas tentativas dos verdes de barrar a comissão, foram enfim eleitos os comandantes do debate.

Para a presidência foi escolhido o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), da bancada ruralista. Como relator foi escolhido o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que também não tem o apoio dos ambientalistas.

Eles alegam que Aldo já se posicionou contra a demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol e defende os transgênicos.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), alinhado aos verdes, disse que é um erro político a criação dessa comissão.

¿ Não deveria nem ter sido instalada. Ela tem como objetivo revogar a legislação ambiental brasileira. Coloca a raposa para tomar conta do galinheiro ¿ comparou.

Minoria esmagadora, os ambientalistas se queixam que o debate ficará concentrado nas mãos dos parlamentares ligados à agricultura e à pecuária. A posição desse setor é passar para os estados a autonomia de definir o quanto deve ser preservado e quanto pode ser liberado para a produção de alimentos.

O presidente da comissão disse que quer ouvir todos os 27 estados. Para ele, o exemplo a ser perseguido é o de Santa Catarina, que aprovou um código ambiental menos restritivo que o Código Florestal Brasileiro.