Título: Nova gráfica contratada
Autor: Neto, Lauro
Fonte: O Globo, 15/10/2009, O País, p. 10

Inep pagará R$ 31,9 milhões por serviço.

BRASÍLIA. O governo contratou a gráfica RR Donnelley Moore, com dispensa de licitação, para imprimir a nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pagará R$ 31,9 milhões pelos serviços de impressão, embalagem e rotulagem no parque gráfico de Barueri, São Paulo. Depois, os Correios farão uma operação especial de distribuição até os locais de prova em 1.829 municípios.

Ontem, em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado, o ministro da Educação, Fernando Haddad, não deu qualquer informação sobre o novo contrato. A gráfica RR Donnelley foi escolhida após indicação de alta segurança do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

No extrato do contrato com dispensa de licitação, publicado ontem no Diário Oficial, o Inep justificou que ¿pesquisou o mercado em busca de gráficas com a certificação necessária que pudesse executar integralmente o objeto do contrato¿.

O vazamento das provas levou à suspensão do Enem e à elaboração de um novo exame. Conferentes contratados pela empresa Cetro, integrante do consórcio contratado pelo MEC, saíram com as provas escondidas nas roupas. Foram inutilizados os cerca de 9 milhões de cadernos de questões que já tinham sido impressos na Gráfica Plural, em São Paulo (dois cadernos para cada um dos 4,1 milhões de inscritos e uma margem extra de 10%).