Título: UFF desiste de usar Enem no vestibular
Autor: Neto, Lauro
Fonte: O Globo, 15/10/2009, O País, p. 10

Pontuação será utilizada apenas como bonificação para vagas remanescentes; provas da universidade são adiadas

A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou ontem que não usará mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da pontuação da primeira fase de seu vestibular, mas apenas como bonificação no resultado final.

Em nota oficial assinada pelo reitor Roberto de Souza Salles, a instituição comunicou ainda o adiamento de suas provas para 29 de novembro (primeira fase) e 20 de dezembro (segunda fase), e a reabertura de inscrições entre 27 de outubro e 5 de novembro.

As mudanças se devem ao adiamento do Enem, provocado pelo vazamento das provas na gráfica responsável pela impressão, em São Paulo. O exame será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, e a divulgação final dos resultados, até 5 de fevereiro de 2010.

¿ Continuamos acreditando que o Enem é uma boa forma de ranqueamento para entrar nas universidades federais, mas a divulgação das notas apenas no ano que vem iria alterar todo o nosso calendário. Agora, candidatos que não se inscreveram no exame terão uma chance de participar do nosso vestibular ¿ disse Salles.

Anteriormente, a UFF usaria a pontuação da parte objetiva do Enem como 50% da nota da primeira fase de seu vestibular.

Agora, o Enem será utilizado apenas como bonificação na nota final dos candidatos, e apenas para preenchimento das vagas remanescentes. A universidade ainda estuda como será essa bonificação e divulgará edital suplementar na próxima quarta-feira, definindo as novas regras para seleção, pontuação, políticas de ações afirmativas e classificação final dos candidatos do concurso.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que usará a nota da parte objetiva do Enem como primeira fase de seu vestibular, ainda aguarda um posicionamento do Ministério da Educação (MEC) sobre a data de divulgação do resultado das questões de múltipla escolha do exame. O MEC informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que estuda formas de divulgar o resultado final antes de 5 de fevereiro.

A USP, a Unicamp e a PUC-SP desistiram de usar o Enem em seus vestibulares