Título: Câmara aprova empréstimo
Autor: Tahan, Lilian; Luiz Edson
Fonte: Correio Braziliense, 22/05/2009, Política, p. 9

O Governo do Distrito Federal está liberado para pegar um empréstimo no valor de R$ 261 milhões que será usado para aumentar a frota de trens do metrô. O financiamento foi negociado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas precisava da aprovação da Câmara Legislativa para ser confirmado. Na sessão de ontem, os deputados distritais aprovaram a mensagem do governador José Roberto Arruda (DEM) que detalha o pedido de crédito.

Segundo o Executivo, o dinheiro do BNDES comprará 12 novos vagões para o metrõ do Distrito Federal. Atualmente, esse sistema de transporte opera com 19 vagões. A frota é considerada insuficiente para atender os usuários, especialmente nos horário de pico ¿ entre 6h45 e 8h30 e das 17h30 às 19h30. A estimativa do Executivo é de que 150 mil pessoas usem o metrô por dia.

Com os vagões que serão comprados a partir do crédito do BNDES, a expectativa é de aumentar o número de usuários e diminuir o tempo de espera entre um trem e outro. Atualmente, esse intervalo no trecho entre Águas Claras e o Plano Piloto é de 4 minutos e 30 segundos. Mas a meta é chegar a 3 minutos entre a passagem de um trem e outro, evitando assim o grande fluxo de passageiros nas estações.

Com relação ao número de passageiros, a previsão do GDF é chegar a 300 mil usuários por dia, o que significa dobrar a quantidade atual. Mas essa marca depende também do término das 29 estações prometidas pela administração local.

A ampliação do metrô é a espinha dorsal do projeto de reforma do atual sistema de transporte na capital, considerado ineficiente, caro e desconfortável. A promessa do Executivo é integrar os meios de transporte público, como ônibus, metrô e futuramente os trens de superfície para diminuir o excesso de carros nas ruas e aliviar um pouco o trânsito intenso na capital.