Título: Agnelli anuncia investimento em Minas e destaca apoio do governo do estado
Autor: Camarotti, Gerson; Paul, Gustavo; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 15/10/2009, Economia, p. 34

A gente não vai frustrar nenhum tipo de expectativa dos mineiros", diz executivo

BELO HORIZONTE e BRASÍLIA. Um dia após ter tentado, sem sucesso, uma audiência com o presidente Lula, o presidente da Vale, Roger Agnelli, desembarcou ontem em Minas para anunciar, ao lado do governador Aécio Neves (PSDB), um investimento de R$ 9,5 bilhões que vai gerar 2.200 empregos. Agnelli chegou e saiu pela porta dos fundos do Palácio da Liberdade e evitou a imprensa. Em seu discurso, destacou o apoio de Aécio: ¿ Nunca nos faltou apoio em Minas, e a gente não vai frustrar nenhum tipo de expectativa dos mineiros. Vamos investir forte, nos comprometemos a acelerar os investimentos e pedimos apoio do governo e das prefeituras para nos ajudar a identificar problemas para vermos onde temos que melhorar.

DEM quer promover acareação entre Agnelli e Eike Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Sérgio Barroso, disse que Minas apoia a instituição: ¿ Damos apoio à Vale e não a um indivíduo.

O governador Aécio Neves também não falou com a imprensa, mas em seu discurso demonstrou apoio a Agnelli: ¿ Nossa parceria, caro amigo Roger, é histórica. A Vale e Minas foram durante muito tempo quase uma coisa só. Queremos aprofundar essa parceria.

Agnelli deixou claro que tem planos para o futuro da Vale, indicando que não tem intenção de sair do cargo.

¿ Vamos ter pela frente três ou quatro anos bastante diferentes do que foram os últimos 12 meses.

A guerra entre o comando da Vale e o Palácio do Planalto transformouse num novo campo de batalha entre governo e oposição no Congresso. O DEM quer promover uma acareação entre Agnelli e o empresário Eike Batista.

O partido encaminhou ontem dois requerimentos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para convidar os envolvidos a discutir eventual interferência política na mineradora