Título: Cabide para ex-prefeito
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 01/06/2009, Política, p. 2

Com uma carreira política mais ativa do que a do colega Sidney de Miguel que assessora a Presidência, o ex-deputado Carlos Mota (PSB-MG) também consta na lista de servidores da Câmara. Ele é lotado na primeira-suplência da Casa, vaga hoje ocupada por Marcelo Ortiz (PV-SP). Com mandato até 2006, Mota tem um tratamento diferenciado como servidor. Apesar de sempre assinar o ponto, geralmente está fazendo ¿serviços externos nos ministérios¿. A reportagem o procurou em três ocasiões e em dias alternados e não o encontrou no pequeno gabinete da primeira suplência. O ex-deputado não retornou aos recados deixados pelo Correio.

Não são apenas ex-deputados que conseguem ganhar a vida como funcionários da Câmara. Há espaço também para ex-prefeitos, ex-vices-prefeitos e até para candidatos malsucedidos. No gabinete da primeira-vice, está José Castillho. O assessor foi prefeito de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, entre 1999 e 2000. Agora, ocupa um cargo de confiança no gabinete atualmente liderado pelo deputado Marco Maia (PT-RS).

Na quarta-suplência, trabalha o ex vice-prefeito de Água Santa, no Rio Grande do Sul, Rogério Coser. O servidor também foi gerente da União Nacional dos Legislativos e se aproximou do atual quarto-suplente, Manoel Júnior (PSB-PB), durante o tempo em que dirigiu o Conselho de Desenvolvimento Regional do Nordeste. ¿Presto assessorias das mais diversas. Sei como funcionam as coisas por conta dos cargos que exerci. Então, cuido dessa parte de ministérios e articulações com prefeituras. Fico em Brasília e trabalho normalmente¿, garantiu Coser, por telefone.

Na liderança do PMDB, um candidato malsucedido nas urnas e desconhecido dos servidores do órgão compõe a folha de pagamento. James Medeiros foi indicado para o cargo e não é visto no posto com frequência. Ele foi candidato a deputado distrital em 2002 e, depois de derrotado, ficou prestando serviços ao partido. Apesar de estar lotado na liderança, ninguém o conhece por lá. (IT)