Título: Abrigo remunerado no Senado
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 01/06/2009, Política, p. 2

Não é apenas na Câmara que políticos sem mandatos encontram um abrigo. No Senado, a história é semelhante. Reportagem do Correio publicada em 30 de janeiro mostrou que no gabinete de Renan Calheiros (AL), atual líder do PMDB, está empregada Rita de Cássia Lins Tenório. Até 2008, Rita era vice-prefeita de Murici (AL), cidade administrada por Renan Calheiros Filho. A ex-vice-prefeita não concorreu à renovação do mandato ao lado de Renanzinho para abrir espaço para Remi Calheiros, tio do prefeito e irmão do senador. Sem a prefeitura, garantiu ocupação no Senado.

No gabinete de Jefferson Praia (PDT-AM), o Correio localizou outro caso semelhante. Lá está lotado Milsom Paschoalino, que foi subsecretário de Praia na Secretaria de Desenvolvimento de Manaus e perdeu o emprego depois que Amazonino Mendes (PTB) venceu a disputa pelo comando da capital do Amazonas.

Também compõe a folha salarial do Senado o servidor Tasso Cavalcante Passos, candidato derrotado do PMN na disputa pela prefeitura de Palmas. O mau desempenho nas urnas lhe rendeu um emprego no gabinete do senador João Ribeiro (PR-TO).

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) também reservou um emprego para o aliado Cláudio Lucena de Albertim, ex-vice-prefeito do município paraibano de Cabedelo, que se lançou candidato a prefeito no ano passado, mas depois retirou a candidatura a pedido do senador.