Título: Palanques para Dilma e Ciro, ao lado de Lula
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 17/10/2009, O País, p. 4

Ambos pré-candidatos à Presidência, ministra e deputado trocam rasgados elogios e citam programas do governo

Pré-candidatos à Presidência em 2010, e disputando a atenção de seu principal cabo eleitoral ¿ o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) aproveitaram o palanque montado no canteiro de obras do Lote 1, em Cabrobó, para discursar para as cerca de quatro mil pessoas presentes, que estavam mais interessadas em ouvir o presidente.

Ciro e Dilma trocaram elogios mútuos, mas coube ao deputado o tom mais político-eleitoral.

Ciro cita ações do governo, como o Bolsa Família Ciro, que falou antes de Dilma, qualificou a petista de ¿exemplo superior de bravura e do valor da mulher brasileira¿.

Depois, partiu para elogios a Lula, de quem foi ministro (Integração Nacional) no primeiro mandato, e, de forma indireta, deixou a mensagem de que é necessário dar continuidade ao governo do presidente.

¿ Temos de pensar no nosso futuro ¿ discursou, citando ações do governo como o aumento do salário mínimo e o Bolsa Família para mostrar que os mais pobres estão sendo contemplados: ¿ Lula tem compromisso popular. Abram o olho.

Dilma falou em seguida. Como tem sido constante, iniciou sua fala saudando as mulheres.

Após citar nominalmente as autoridades presentes, foi pródiga em elogios a Ciro, que estava determinado, até o início desta semana, a disputar a Presidência, apesar dos apelos contrários de PELO VELHO CHICO Lula, que prefere vê-lo candidato ao governo de São Paulo.

¿ Este grande brasileiro, que foi um grande companheiro de todas as horas, especialmente as mais difíceis, esta pessoa valorosa, corajosa, uma pessoa em quem podemos confiar ¿ disse a ministra sobre Ciro, passando a falar depois sobre os benefícios da transposição do Rio São Francisco: ¿ Isso significa mais vida, e nós, mulheres, sabemos que nossos filhos não ficarão mais doentes.

Depois, fez uma projeção: ¿ Não vai faltar trabalho para nenhum de vocês quando esta obra terminar, porque daqui para frente haverá desenvolvimento.

Mais tarde, em entrevista, ao ser perguntado a quem daria apoio na eleição do ano que vem, Lula desconversou: ¿ Dilma e Ciro são dois grandes companheiros, mas quem vai decidir o futuro deles são os partidos. Eu não sou nem do diretório do partido.

O presidente também avaliou que a entrada da senadora Marina Silva (PV-AC) na disputa eleitoral não deverá causar impacto negativo na candidatura dos aliados: ¿ Campanha política não é um processo de adivinhação.

Tem de ter time. Tem uma hora em que o time tem de entrar em campo. É muito cedo para a gente fazer qualquer avaliação do que vai acontecer em 2010. A única coisa que posso dizer é que nosso governo vai terminar 2010 melhor do que está hoje.

Após o evento ao lado de Lula, Dilma foi a Fortaleza, onde participou do lançamento de um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. Lá afirmou que o governo Lula fará seu sucessor, ¿ou sucessora¿. Quando perguntada se o lançamento era o primeiro passo do seu governo, deixou escapar sua pretensão.

¿ Não diria que é o primeiro passo do meu governo. Mas é o passo do presidente Lula, e certamente será o do seu sucessor.

O que considero que o presidente Lula tem feito é abrir caminhos.

Nosso sucessor, do presidente Lula, acreditamos que estará dentro do projeto desse governo. Ou sucessora, que eu também não sou machista.

COLABOROU: Isabela Martin