Título: MPX obtém aval para térmica
Autor: Gois, Chico de; Melo, Liana
Fonte: O Globo, 17/10/2009, Economia, p. 29

Empresa de Eike vai construir unidade no Porto do Açu

A MPX Energia, empresa do grupo EBX ¿ do empresário Eike Batista ¿, informou ontem que recebeu a Licença de Instalação para a térmica Porto do Açu, no Noroeste Fluminense. Esta é a segunda das três licenças necessárias para que o empreendimento saia do papel. Resta apenas a Licença de Operação.

A autorização foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea) e permite a implantação de uma usina térmica a carvão mineral de até 2.100 megawatts (MW) no complexo portuário de Açu, no município de São João da Barra. A Licença Prévia, atestando a viabilidade ambiental do projeto, havia sido emitida em 2008. O porto está em construção deste outubro de 2007 e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2012.

Hoje, a MPX tem apenas uma pequena elétrica em operação, em Amapari (AP), de 23 MW. A carteira de usinas em construção da empresa é de R$ 4 bilhões, sendo que R$ 1,5 bilhão será investido em 2009. As maiores usinas só devem entrar em funcionamento a partir de 2011.