Título: O Serra não está motivando as pessoas
Autor: Vasconcelos, Adriana; Jugnblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/10/2009, O País, p. 3

RUMO A 2010: Rodrigo Maia cobra decisão; Sérgio Guerra diz que até o fim do ano partido deve escolher candidato

CORPO A CORPO: RODRIGO MAIA

Presidente do DEM, principal aliado do PSDB, o deputado Rodrigo Maia (RJ) diz que Aécio Neves é melhor do que José Serra para ser o candidato da oposição ao Planalto, rejeita chapa puro-sangue e cobra definição da candidatura até o fim do ano. Para ele, na estratégia de não ir para o confronto com Lula, Aécio é o melhor candidato. Maia diz que março pode ser tarde demais para a escolha do candidato.

Ilimar Franco e Fernanda Krakovics

O GLOBO: Quando deve ser a definição do candidato da oposição?

RODRIGO MAIA: Ainda este ano. A ministra Dilma está avançando, e a oposição está sem discurso, sem candidato. Estamos no pior dos mundos. Temos medo que isso gere desconexão dos palanques regionais com o nacional.

O PSDB fala em fazer prévias em fevereiro ou março.

MAIA: Esse é um prazo que vai dificultar muito uma vitória da oposição. Seria um desastre.

O que achou do resultado da enquete do GLOBO?

MAIA: A maioria acha que o Serra vai ser o candidato porque ele está em primeiro nas pesquisas, mas a preocupação de todos é que o Aécio teria mais condição de agregar. O Serra não está motivando as pessoas. O Serra tem um histórico que o ajuda muito, de ter sido ministro da Saúde, mas ele não agregaria muitos políticos fora do nosso eixo.

O governador Aécio teria essa capacidade?

MAIA: Tenho certeza. O Aécio tem um perfil de agregar mais. A candidatura do Aécio só faz sentido se a decisão ocorrer até o fim do ano. Em março, os palanques estão montados. Como ele, que sempre se colocou em uma posição pós-Lula, vai se posicionar se todos os aliados potenciais já estão no outro palanque? Para o Serra, tem o problema da ocupação de espaço por parte da Dilma.

Aécio é o melhor candidato?

MAIA: Nessa estratégia de não ir para o confronto com o Lula, sem dúvida nenhuma o Aécio é o melhor candidato.

O governador Serra não quer antecipar o processo eleitoral...

MAIA: O Serra tinha mais de 40%, está com 35% e, na minha avaliação, se não houver participação efetiva na pré-campanha, vai caminhar para 30%. E a mobilização nos estados se faz muito pela expectativa de vitória na eleição nacional.

Quem está mais disposto a ser candidato?

MAIA: A dificuldade do Serra de decidir, como ocorreu em 2006, vai se repetir agora.

Mas ele não pode, pelas dúvidas dele, inviabilizar a candidatura do outro. No cenário atual, a roupa veste muito bem no Aécio.

O DEM apoiaria chapa puro-sangue do PSDB?

MAIA: Parte do partido sim, eu não. Abrir mão da vice nos enfraquece, mostra que não estamos com auto-estima no lugar adequado e indica que não teríamos quadros com qualidade, o que não é verdade.