Título: Suplicy pede desculpas a Tuma
Autor:
Fonte: O Globo, 20/10/2009, O País, p. 4
Cena da cueca não vai ao ar, e senador escapa de investigação
BRASÍLIA. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), decidiu encerrar a investigação preliminar que abrira na semana passada sobre o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) por causa da cueca vermelha usada pelo parlamentar por cima do terno. O senador petista vestira a peça a pedido de Sabrina Sato, ex-BBB e uma das apresentadoras do programa ¿Pânico na TV¿, da Rede TV!. Tuma tomou a decisão depois que Suplicy ligou para ele, na sexta-feira à noite, se desculpando pelo gesto e argumentando que não tivera intenção de ofender colegas ou denegrir a imagem do Senado.
No telefonema, Suplicy antecipou ao corregedor que já havia entrado em contato com a direção do programa de TV solicitando que as imagens não fossem ao ar. O que realmente se confirmou no domingo. Assim, Tuma deverá apresentar hoje relatório arquivando o caso, mas recomendando comedimento não só de Suplicy, como de todos os senadores, nas entrevistas à apresentadora.
Ressaltando que considera irrestrita a liberdade de imprensa, Tuma deverá sugerir cautela aos colegas, especialmente nas dependências do Senado, para que a instituição não vire alvo de chacota. Antes de receber a ligação de Suplicy, Tuma declarou que o caso poderia configurar quebra de decoro parlamentar, passível de cassação de mandato. Mas recuou ontem.
Segundo a assessoria, Tuma considerou que, ao reconhecer o equívoco, Suplicy tomou as medidas necessárias para evitar um estrago maior à imagem do Senado.