Título: Lindberg diz ver como fato positivo
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/10/2009, O País, p. 4

O noivado entre PT e PMDB, com sacrifícios regionais, é, na avaliação de uma de suas possíveis vítimas, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), sinal de que os partidos vão deixar que os estados decidam de forma independente. Ele sustenta que, se antes a argumentação era de que só haveria alianças após aparadas as arestas locais, agora a vaga de vice na chapa da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está garantida independentemente das situações nos estados.

¿ O pré-acordo é uma espécie de noivado, e o PMDB deu esse passo antes de resolver os problemas estaduais porque optou por ser o aliado preferencial da candidatura da Dilma. Com o pré-acordo, Temer praticamente assegura a vaga de vice na chapa.

Houve clara opção pelo acordo nacional. O próprio PMDB não consegue resolver seus problemas.

Na Bahia, Geddel (Vieira Lima) insiste em ser candidato ¿ disse Lindberg, afirmando que ¿as direções de PT e PMDB entenderam que problemas regionais entre dois partidos são diferenças naturais e não podem frear o acordo nacional¿.

Sobre sua candidatura, Lindberg, opositor do governador Sérgio Cabral (PMDB), pré-candidato à reeleição, afirma: ¿ Eu me sinto cada vez mais candidato. Da mesma forma que na Bahia o PMDB lança Geddel contra o governador Jaques Wagner, no Rio o PT tem de lançar candidato.