Título: Yeda indica que será candidata à reeleição no RS
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/10/2009, O País, p. 4

Sobre o Detran, diz ter agido como "governante responsável"

PORTO ALEGRE. Um dia depois do arquivamento do pedido de seu impeachment pela Assembleia gaúcha, a governadora Yeda Crusius (PSDB) indicou ontem que será candidata à reeleição em 2010. Em entrevista ao lado do secretariado, no Palácio Piratini, disse já contar com o apoio do provável candidato tucano à Presidência da República, o governador de São Paulo, José Serra.

No início do mês, pesquisa do Ibope indicou que 62% dos gaúchos eram favoráveis ao impeachment e 64% consideravam o governo ruim ou péssimo. O desempenho de Yeda foi reprovado por 74% dos entrevistados. O PT já definiu Tarso Genro como candidato ao governo, e o PMDB está entre José Fogaça e Germano Rigotto.

Em relação ao Detran-RS, do qual foram desviados R$ 44 milhões, a governadora avaliou ter agido com acerto.

¿ Fiz o que faz um governante responsável. Demiti a diretoria, abri sindicância. Dei continuidade às mudanças para a transformação do velho Detran no novo Detran.

Reiterou que a casa ¿ questionada pela oposição ¿ foi comprada por R$ 750 mil, com a venda de outros bens. Admitiu ter errado ao adquirir o imóvel após ter sido eleita.

¿ Qualquer mudança provocaria desconfiança, mesmo feita de modo legal.