Título: Caças: França reforça lobby com Lula
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 22/10/2009, O País, p. 9

Presidente da Assembleia Nacional defende parceria entre os dois países

BRASÍLIA. O presidente da Assembleia Nacional da França, Bernard Accoyer, aproveitou uma visita de quatro dias ao Brasil para reforçar a campanha de seu país pela venda dos aviões Rafale, da Dassault.

Em uma audiência com o presidente Lula, Accoyer defendeu uma parceria estratégica entre Brasil e França, reiterou a proposta de total transferência de tecnologia e lembrou que existe interesse na compra de aeronaves de carga produzidas pela Embraer.

¿ Não tratamos apenas dos caças. O que estamos discutindo é algo bem mais amplo do que isso ¿ afirmou Accoyer ao GLOBO.

Um alto funcionário do governo francês que acompanhou o encontro disse que Lula teria revelado a Accoyer que sua preferência política é pela França.

No entanto, o presidente deixou claro que ainda não foi tomada uma decisão a respeito de qual será o fabricante escolhido: se a Dassault, a sueca Saab ou a americana Boeing.

Na conversa com Lula, o presidente da Assembleia Nacional ¿ instituição equivalente à Câmara dos Deputados ¿ reforçou o discurso do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no sentido de que há forte convergência de pontos de vista entre os dois países. Lembrou que a França apoia a candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e que sempre defendeu uma participação maior do Brasil nas grandes decisões sobre a arquitetura financeira mundial.

¿ Defendemos os mesmos valores ¿ disse.

Accoyer também propôs que França e Brasil adotem uma posição comum na conferência mundial sobre o clima, em Copenhague, em dezembro.

Disse que os dois países compartilham ¿ os franceses no caso da Guiana ¿ a floresta amazônica.

¿ Apoiamos as medidas anunciadas pelo presidente Lula para reduzir o desmatamento e o nível de emissões de gases de efeito estufa até 2020 ¿ enfatizou.

Após se reunir com Lula, Accoyer foi recebido pelos presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney.

Hoje, ele estará em São Paulo, onde se reunirá com o governador José Serra e representantes das áreas cultural, universitária e da sociedade civil.

Amanhã, Accoyer visitará o Rio, onde terá encontros com o governador Sérgio Cabral.