Título: BC mantém de novo juros em 8,75% e indica que taxa não muda até dezembro
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 22/10/2009, Economia, p. 27

Com recuperação da economia, analistas divergem sobre quando Selic voltará a subir

Pela segunda reunião seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu ontem manter a taxa básica de juros do país em 8,75% ao ano, posição amplamente esperada pelo mercado. A autoridade monetária repetiu o comunicado do encontro anterior, de setembro, o que, para analistas, indica que essa posição será mantida no último encontro de 2009, em dezembro. Mas o mercado diverge bastante sobre quando o Copom voltaria a aumentar os juros e com qual intensidade. Há expectativas de que já será em janeiro e, outras, só no segundo semestre de 2010.

¿ O BC não quer dar nenhuma indicação de quando poderia voltar a subir os juros. Por causa do comunicado (de ontem), só dá para saber que, em dezembro, ele vai manter a Taxa Selic ¿ afirmou o sócio-tesoureiro do banco Modal, Eduardo Cotrim, referindo-se à data da última reunião este ano.

O encontro de ontem durou pouco menos de duas horas. No comunicado, informou que ¿tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano, sem viés, por unanimidade¿. O patamar é considerado, no texto, compatível com a manutenção da inflação dentro da meta.

O forte ritmo da recuperação da economia é o que tem sustentado a posição dos especialistas de que o BC elevará a Selic ¿ hoje no seu mínimo histórico ¿ em 2010. Isso porque a oferta tem crescido num ritmo menor do que a demanda, pressionando os preços. O centro da meta de inflação do governo para 2009 e 2010 é de 4,5% pelo IPCA, e já é possível encontrar expectativas acima desse patamar.