Título: CSN vai investir R$ 11 bilhões em Minas Gerais
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 23/10/2009, Economia, p. 37

Siderúrgica na Grande BH ficará pronta em 3 anos, diz secretário

GOVERNADOR VALADARES (MG). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Geais, Sérgio Barroso, afirmou ontem que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) investirá R$ 11 bilhões na construção de uma siderúrgica na região de Congonhas, na Grande Belo Horizonte, que deverá ser concluída em três anos.

¿ A crise está passando, o empresariado está animado e voltando a investir. Com o investimento da CSN, será feita uma siderúrgica nova, zero quilômetro, na região de Congonhas ¿ disse o secretário, durante a cerimônia de inauguração da hidrelétrica de Baguari, em Governador Valadares, para a qual estavam sendo esperados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador Aécio Neves, todos ausentes por causa do mau tempo que os impediu de chegar de avião.

O Plano Diretor do município de Congonhas já prevê a obra, na área conhecida como Casa de Pedra, que pertence à CSN. Falta ainda, no entanto, a licença prévia, a ser expedida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O empreendimento deve gerar nove mil empregos. O secretário mineiro criticou a Vale: ¿ Vou continuar cobrando deles (para que construam siderúrgica em Minas). Ninguém vai me convencer de que tem que fazer siderúrgica em porto