Título: Bolsa Família: conta bancária para beneficiários
Autor:
Fonte: O Globo, 27/10/2009, O País, p. 9

Ministro alerta sobre prazo para atualizar dados cadastrais

BRASÍLIA. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, anunciou ontem em cadeia nacional que os beneficiários do Bolsa Família poderão ter direito a conta bancária. A ideia é abrir contas simplificadas na Caixa Econômica Federal. Mas o próprio ministério esclarece que 1,95 milhão de beneficiários do programa já têm conta. A meta é aumentar esse número para quatro milhões este ano.

¿ Estamos iniciando a inclusão bancária dos beneficiários do Bolsa Família. Todos sabem o ganho que representa para uma pessoa poder entrar em um banco e ser tratada como cliente.

Mais do que clientes, as famílias são cidadãs ¿ disse Patrus.

O ministro alertou ainda os beneficiários sobre a importância de atualizarem seus dados cadastrais. Quem não fez qualquer atualização nos últimos dois anos tem até sábado para procurar a respectiva prefeitura e atualizar informações em sua ficha no Cadastro Único, base de dados do Bolsa Família.

¿ Quem está há mais de dois anos sem atualizar o seu cadastro deve fazer a atualização até o próximo dia 31 de outubro.

Mas atenção: isso só é necessário para quem está há mais de dois anos sem atualizar o cadastro. Basta procurar o local indicado pela sua prefeitura para fazer a atualização ¿ disse o ministro.

Segundo ministro, 3,5 milhões deixaram o programa

Patrus anunciou ainda que 3,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família já deixaram de receber a ajuda do governo desde 2003. Segundo ele, isso ocorreu graças ao crescimento econômico, que teria permitido a inserção no mercado de trabalho, e à fiscalização do governo, que cancela o pagamento a quem não se enquadra nas condições de pobreza ¿ renda máxima mensal de R$ 140 por pessoa.

Segundo ele, o programa de transferência de renda amenizou o impacto da crise financeira entre os pobres no Brasil: ¿ As pessoas estão comprando coisas essenciais para suas vidas, que antes não podiam comprar, e isso estimula o comércio e gera mais empregos.

A crise não atingiu as famílias pobres graças também ao Bolsa Família e a outros programas sociais do governo federal ¿ disse Patrus. ¿ Desde a criação do Bolsa Família, 3,5 milhões famílias já deixaram o programa, o que mostra que elas estão melhorando de vida e sendo beneficiadas pelo progresso econômico do Brasil.