Título: À espera da negociação
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 31/05/2009, Política, p. 8

O PDT, do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já começou a trabalhar as bases para se jogar na candidatura de Dilma Rousseff. Mas enquanto os pedetistas aguardam ser procurados pelo presidente Lula e pelo PT para negociar as bases da aliança, ameaçam. ¿ Hoje, a nossa primeira opção é pela candidatura própria. E o nome mais lembrado é o do senador Cristovam Buarque¿, afirmou o presidente em exercício do PDT, o deputado Vieira da Cunha (RS). Mas reconhece: ¿Existe um desejo por participar da candidatura petista, mas não há nenhum compromisso¿.

O PTB também aguarda a convocação do presidente Lula para apresentar seus interesses em 2010. Mas o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes (GO), também espera por um encontro amistoso com o governador mineiro e gosta de lembrar que em São Paulo seu partido está ao lado de José Serra.

As cartas estão embaralhadas e há ciúmes em todos os lugares. O PT sabe que não pode desperdiçar nenhum apoio agora que se antecipou na campanha presidencial. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), acredita haver a possibilidade de 2010 ter dois candidatos da base aliada. Hoje, o mais forte é o deputado Ciro Gomes.