Título: Requião: passeata gay dá câncer
Autor:
Fonte: O Globo, 28/10/2009, O País, p. 9

Médicos e ativistas reagem

CURITIBA. O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), provocou a ira de médicos e grupos de defesa de homossexuais ao relacionar a ocorrência do câncer de mama em homens à opção sexual. Para o governador, o câncer na mama dos homens "deve ser consequência dessas passeatas gays". A declaração foi feita ontem na TV Educativa do Paraná.

- A ação do governo não é só em defesa do interesse público, é em defesa da saúde da mulher também. Embora, hoje, câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gays - disse Requião, antes de convidar o secretário de Saúde para anunciar investimentos do estado no controle da doença.

Oncologistas esclarecem que o crescimento do número de casos de câncer de mama em homens não tem qualquer relação com a opção sexual. Um dos fatores de risco, mas não o único, segundo médicos, seria o uso indiscriminado de hormônio feminino para aumentar a região mamária.

O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), Toni Reis, condenou a declaração de Requião e o chamou de desinformado:

- O que o governador ainda não sabe é que passeatas curam doenças e elevam os espíritos porque promovem igualdade, fraternidade e menos discriminação.