Título: Bovespa tem maior queda em 4 meses
Autor: Duarte, Patrícia; Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 28/10/2009, Economia, p. 21

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve ontem a maior queda em quatro meses, após a divulgação do índice de confiança do consumidor americano de outubro, pelo instituto Conference Board, mostrando uma retração em relação a setembro, de 53,4 para 47,7 pontos. Com isso, o Índice Bovespa (Ibovespa) caiu 2,96% ontem, a maior queda desde 22 de junho, quando o indicador recuou 3,66%. Já o dólar se manteve em R$1,739, a mesma cotação da véspera.

Apesar de a bolsa brasileira ter sido fortemente influenciada pela economia americana, em Nova York as quedas foram menos acentuadas. O índice eletrônico Nasdaq caiu 1,20% e o Dow Jones fechou até em alta, de 0,14%.

- Estamos caindo mais porque subimos mais antes - avalia o gestor Octavio Vaz, da Global Equity.

Uma dúvida que começa a ganhar peso no mercado é sobre a força que os países terão para crescer à medida que forem retirados os pacotes de estímulo dados pelos governos, como redução de juros, liberação de crédito e redução de impostos.

Ontem, o Banco Central da Índia deu o primeiro passo no sentido de retirar seus incentivos econômicos, ao ordenar que as instituições de crédito detenham mais dinheiro em bônus do governo. A autoridade monetária indiana também elevou sua projeção de inflação. A notícia serviu como alerta de que outros países poderão fazer o mesmo nos próximos meses.

*Com Bloomberg News