Título: Finlândia é o país mais próspero, mostra pesquisa
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 28/10/2009, Economia, p. 23

Brasil fica em 41º na lista, à frente de Índia, Rússia e China

LONDRES. A Finlândia é o país com maior nível de prosperidade do mundo, ao se considerar, além de questões econômicas, a qualidade de sua democracia, informou ontem o jornal britânico "Financial Times". O Índice de Prosperidade, com 104 países, é apurado pelo Legatum Institute, sediado em Londres. Ano passado, a Finlândia ficara na terceira posição.

O Brasil ficou em 41º lugar, depois de Uruguai (33º), Chile (36º) e Argentina (38º), mas à frente de México (43º) e de seus colegas do chamado Bric - Índia (45º), Rússia (em 69º lugar, empatada com a Turquia) e China (75º). No indicador liberdade pessoal, o Brasil ficou em 16º; em empreendedorismo e inovação, em 37º; em saúde, em 58º; e em segurança, em 79º.

William Inboden, vice-presidente sênior do instituto, disse ao "Financial Times" que Brasil e Índia estão melhores que Rússia e China porque são mais transparentes: "Vemos uma verdadeira divisão. O cumprimento da lei e a transparência são importantes para o crescimento a longo prazo".

Entre os cinco mais prósperos estão Suíça, Suécia, Dinamarca e Noruega. Já os Estados Unidos recuaram da 6ª para a 9ª posição este ano. Na lanterna estão Iêmen, Sudão e Zimbábue. Dos 20 países mais prósperos, só quatro (Austrália, Nova Zelândia, Japão e Hong Kong) não estão na América do Norte ou Europa.

O instituto defende que fatores como saúde, liberdade, segurança e governança são essenciais à prosperidade. E afirma que "o dinheiro não traz felicidade, a não ser que você seja pobre". O relatório observa que, nos países mais pobres, uma ligeira alta na renda contribui para a felicidade.