Título: Melhor ter a Venezuela ao lado
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 30/10/2009, Economia, p. 31

Para o vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Alcides Vaz, a adesão da Venezuela ao Mercosul permitirá ao Brasil influenciar politicamente o vizinho.

Danielle Nogueira O GLOBO: Qual a vantagem para o Brasil da adesão da Venezuela ao Mercosul? ALCIDES VAZ: Do ponto de vista comercial, nos traz perspectivas de ampliação de exportações de produtos agrícolas e de maior valor agregado, já que a economia venezuelana não é muito diversificada. Mas o impacto imediato não será significativo, pois a Venezuela já é membro associado do bloco. O que muda é que (como membro efetivo do Mercosul), teremos tarifas reduzidas ou zeradas.

E do ponto de vista político? VAZ: O Mercosul é um projeto de integração regional com valores e princípios compartilhados. A entrada da Venezuela no Mercosul não é garantia de que Chávez (Hugo Chávez, presidente da Venezuela) não vá incorrer em práticas de autoritarismo.

Mas aumenta a probabilidade de se ter mais influência sobre a Venezuela. Melhor ter a Venezuela ao lado do que têla isolada. A personificação política pode ser um fator de instabilidade na região. E o isolamento não é fator determinante para a construção democrática de um país. Veja o exemplo de Cuba.

A maior proximidade com um país visto por muitos como antidemocrático e que recorre frequentemente a estatizações de empresas pode afetar a imagem do Brasil no exterior? VAZ: A imagem do Brasil está descolada, e temos muita credibilidade. Há visões diferenciadas sobre o projeto de integração regional (Chávez defende a Alternativa Bolivariana para as Américas ¿ Alba). A adesão da Venezuela ao Mercosul é sinal de avanço em direção ao modelo brasileiro