Título: Quércia leva prefeitos do PMDB a Serra
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 30/10/2009, O País, p. 4

"É uma demonstração da aliança do partido com ele", diz ex-governador

SÃO PAULO. Um grupo de mais de 60 prefeitos do PMDB, de municípios paulistas, foi ontem ao gabinete do governador José Serra (PSDB) manifestar apoio a sua possível candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Liderados pelo presidente estadual do PMDB, o ex-governador Orestes Quércia, os prefeitos estiveram com Serra no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, por cerca de 40 minutos.

¿ Trouxemos quase todos os prefeitos do PMDB, 61 ou 62 dos 65. Alguns não puderam vir, mas a maioria veio. É uma demonstração da aliança do PMDB com o Serra, com o PSDB e com o Democratas aqui em São Paulo. Foi uma reunião administrativa, mas, evidentemente, teve aspectos políticos, porque temos uma aliança em São Paulo, cujo objetivo maior é o apoio à candidatura do Serra a presidente da República ¿ disse Quércia.

Antes do encontro, Serra disse aos jornalistas que o encontro com os prefeitos seria para discutir ¿assuntos políticoadministrativos¿: ¿ Os prefeitos do PMDB pediram para fazer uma visita, para discutir assuntos políticoadministrativos.

Já recebi outras bancadas de prefeitos, não tinha do PMDB ¿ disse Serra.

¿Houve precipitação dos que anunciaram essa união¿ A iniciativa de Quércia foi uma reação ao acordo firmado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o comando nacional do PMDB em torno da pré-candidatura à Presidência da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Quércia criticou o anúncio da pré-aliança firmada por Lula e o presidente licenciado do partido e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), chamando a atitude de precipitada, ¿pragmática demais, em torno de cargos¿.

¿ Houve uma precipitação daqueles que anunciaram essa união, e começa a haver reações. Essa pseudoaliança que houve entre o grupo do PMDB e a candidata Dilma e o PT não foi baseada em nenhuma discussão. Não se discutiu base, projeto, então é uma coisa até esquisita. Fica ruim, é uma aliança pragmática demais, em torno de cargos. A história do PMDB não significa isso ¿ disse Quércia.

Mesmo afirmando que a reunião tinha o objetivo de mostrar o apoio do partido à candidatura do governador tucano em 2010, Quércia disse que o assunto não foi abordado com Serra.

¿ Não se tratou disso, mas é um simbolismo, uma ação do PMDB, mostrando a sua força junto ao Democratas e ao PSDB ¿ garantiu.

Segundo Quércia, ¿a força do PMDB¿ estará com Serra e com o candidato do PSDB ao governo de São Paulo: ¿ Deverá ser o Aloysio (Nunes Ferreira, secretário-chefe da Casa Civil do governo Serra) ou o (Geraldo) Alckmin (secretária do Desenvolvimento do estado), pelo que está previsto.

O vice deve sair do Democratas.

O PMDB deverá lançar candidato ao Senado, que possivelmente seja o meu nome.

Além do encontro com os prefeitos, Serra entregou prêmios do programa Nota Fiscal Paulista. Trata-se de programa para aumentar a arrecadação do estado criado há dois anos e que já chegou à marca de R$ 1,5 bilhão em créditos e prêmios distribuídos aos consumidores, como anunciou Serra. Para participar do programa, o consumidor deve se cadastrar na Secretaria da Fazenda e pedir notas fiscais em todas as compras. Os créditos acumulam automaticamente com as notas fiscais