Título: Avião da FAB com 11 pessoas a bordo desaparece
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 30/10/2009, O País, p. 10

Aeronave ia do Acre para o Amazonas e levava também profissionais da Funasa que iam vacinar índios

BRASÍLIA. Um avião modelo C98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), com 11 pessoas a bordo, desapareceu ontem de manhã quando fazia um voo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave dava apoio à Operação Gota, do Ministério da Saúde, de vacinação de comunidades indígenas.

Dos onze passageiros, sete são profissionais de saúde a serviço da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e quatro são tripulantes do avião.

À noite, a FAB informou que o avião emitiu sinal de alerta 58 minutos após a decolagem. O sinal foi captado pelo Salvaero.

¿Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos de radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas¿, diz a nota da FAB.

A Aeronáutica informou que continuaria procurando o avião durante a noite, usando o mesmo avião que atuou nas procura dos destroços do avião da Air France, no Oceano Atlântico. Ao todo, segundo a FAB, oito aeronaves estão participando das operações de localização do Caravan.

Voo deveria durar cerca de duas horas O avião decolou às 8h30m e deveria chegar ao seu destino às 10h15m, o que não ocorreu. O Comando da Aeronáutica não divulgou os nomes das pessoas que estavam no avião, sob a alegação de que antes precisava avisar todas as famílias sobre o desaparecimento. No início da noite, a Funasa divulgou nota confirmando a presença no avião de profissionais de saúde que trabalham para a fundação.

¿Esses colaboradores foram designados para ações de imunização (Operação Gota) em cerca de 3,9 mil indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias, no Vale do Javari, no Amazonas¿, diz a nota, que também não informa o nome dos servidores.

A fundação disse que ainda não recebeu da FAB informação oficial sobre as buscas.

Numa segunda nota, divulgada à noite, a fundação lamentou o ocorrido: ¿A Funasa lamenta informar o desaparecimento de uma aeronave C-98 Caravan na região da Amazônia, na qual se encontravam profissionais de saúde a serviço da Instituição¿, diz a nota.

Modelo de avião é usado no Brasil desde os anos 80 A FAB iniciou as buscas no início da tarde e inicialmente deslocou para a área de rota do voo dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas, que já estavam na região.

Enviou ainda uma equipe com dois médicos, dois enfermeiros e 32 militares da equipe de resgate.

Outra aeronave, R-99, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), ajudará nas buscas.

Para auxiliar no trabalho, a FAB montará uma base de operações em Cruzeiro do Sul.

A área entre as duas cidades compreende a terra indígena do Vale do Javari, onde as únicas presenças humanas são do destacamento de fronteira do Exército Brasileiro e de povos indígenas.

O C-98 Caravan é usado no Brasil desde os anos 80 em tarefas de apoio e transporte de pequenas cargas e passageiros em pequenas distâncias. É um avião muito usado na Amazônia e considerado uma aeronave robusta, apesar de ser um monomotor. É de fabricação americana, da empresa Cessna, e atinge velocidade máxima de 350 quilômetros por hora.

Esse modelo de avião é usado por companhias regionais para voos de curta distância. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional. O avião tem capacidade de pousar em pistas curtas e de terra. O que desapareceu pertence ao 7oEsquadrão de Transporte Aéreo e tem capacidade para transportar 14 pessoas e quatro tripulantes