Título: Sob salva de tiros e emoção, suboficial da FAB tem enterro de herói no Rio
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 03/11/2009, O País, p. 4

Cerca de 200 pessoas homenagearam militar, vítima de acidente na Amazônia

Sob salva de tiros e tratado como herói, o suboficial Marcelo dos Santos Dias, de 43 anos, foi sepultado ontem à tarde no Cemitério Parque Jardim de Mesquita, no município de mesmo nome da Baixada Fluminense.

Cerca de 200 pessoas, entre parentes, amigos e militares da Aeronáutica acompanharam a cerimônia.

Dias foi a última vítima resgatada do acidente com o C98 Caravan da Força Aérea Brasileira, que caiu na última quintafeira. A Aeronave saiu de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga, no Amazonas, com 11 pessoas a bordo. Nove delas sobreviveram e foram resgatadas.

Escoltado por soldados da Aeronáutica, o corpo do suboficial chegou ao Rio por volta das 13h40m. Parentes que acompanharam o caixão deixaram Manaus num avião da FAB no início da manhã de ontem e desembarcaram na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador.

¿Ele foi fundamental no resgate de vítimas¿ O tenente-coronel Márcio Ferreira, comandante do 7aEsquadrão de Transporte da Aeronáutica ¿ onde o suboficial Dias era lotado ¿, não quis falar sobre as causas do acidente.

Ele só fez questão de frisar que o suboficial foi um herói, participando do salvamento de vários passageiros. O sepultamento do suboficial foi acompanhado pelo major-brigadeiro Élcio Picchi, comandante do 3oComando Aéreo Regional (3oComar).

¿ O acidente ainda está sendo investigado. O que posso dizer é que, no momento do acidente, o suboficial foi fundamental no resgate de vítimas e no apoio prestado durante todo o episódio. É um herói brasileiro ¿ disse Ferreira.

Dias tinha 25 anos de Aeronáutica e estava há quatro em Manaus.

¿ Ele era um militar exemplar: inspetor de manutenção da aeronave e instrutor de mecânica da Aeronáutica ¿ afirmou o comandante do 7oEsquadrão de Transporte da Aeronáutica