Título: Suspeita de procurador
Autor: Luiz, Edson; Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Política, p. 2

Denúncia de que haveria camisetas e outros tipos de propaganda levou à investigação da Justiça eleitoral.

Michel Temer: irritação do PMDB com a ação dos policiais federais em Fortaleza As buscas no diretório do PMDB do Ceará começaram pela manhã, quando dois oficiais de Justiça, acompanhados por três agentes federais, chegaram ao local com um mandado expedido pelo juiz Haroldo Máximo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Nele, o procurador regional eleitoral no estado, Alessander Sales, pedia que todo material que representasse campanha antecipada fosse recolhidos. Ele esperava encontrar uma centena de camisetas, bonés e banners alusivos à candidatura do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o Senado no próximo ano. No local, estava apenas o secretário-geral do partido, João Melo, mas a busca foi em vão. ¿Faz três meses que estou licenciado do diretório e o que aconteceu foi uma surpresa para mim¿, contou o parlamentar.

Os policiais procuravam material que estivesse vinculado ao slogan A união é nossa Fortaleza, que seria o mesmo usado em camisetas e bonés de vereadores que estiveram com Eunício em um encontro realizado no último dia 14 em um hotel da cidade.

A reunião teria sido articulada pelo representante do PTC na Câmara de Fortaleza, Marcelo Mendes, que também foi advertido pelo Ministério Público sobre a antecipação de campanhas eleitorais. A presença do deputado foi citada em jornais locais, que entrevistaram um vereador que manifestara seu apoio à candidatura ao Senado.

O diretório do PMDB, irritado com a ação, divulgou uma nota de apoio a Eunicio. ¿O argumento de que teria havido ¿propaganda eleitoral extemporânea¿ não se sustenta à luz dos fatos. ¿O deputado Eunício Oliveira compareceu, dentro de suas atribuições de seu mandato¿, protestou o diretório nacional do PMDB, em nota assinada pelos deputado Michel Temer (SP), Íris Araújo (GO) e Henrique Eduardo Alves (RN).

Documentos Durante todo o dia de ontem, boatos que circularam por Fortaleza davam conta que, apesar de não ter encontrado material de campanha de Eunício no local, a Polícia Federal havia levado documentos.

O próprio procurador eleitoral, autor do pedido de busca e apreensão, reconheceu que nada foi encontrado que comprometesse o PMDB cearense ou seu presidente licenciado, fato confirmado por certidão emitida pelo oficial de Justiça que comandou a operação. Além disso, desmentiu a boataria. ¿Estão com essa história de que documentos com informações sobre outros políticos foram apreendidos. Mas não tem nada disso. Só havia ordem para pegar material de campanha, o que não foi achado. Não sei os motivos dessas especulações¿, comentou Alexander Sales.

A ação realizada ontem não foi a primeira em que um cacique peemedebista tornou-se alvo. As relações tensas entre o PMDB e a PF surgiram há anos e se intensificaram ao longo de operações e prisões. Em 2002, por exemplo, o atual deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) foi preso duas vezes, acusado de fraudes na Sudam. No mesmo ano, o escritório da governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) sofreu uma busca e apreensão de R$ 1,3 milhão.