Título: Porto Seguro registra quinta morte por meningite
Autor:
Fonte: O Globo, 03/11/2009, O País, p. 9

Vítima esteve em show que é considerado um dos focos da doença; outras três pessoas continuam internadas

PORTO SEGURO (BA). Morreu ontem de madrugada a quinta vítima da meningite meningocócica C na região de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

Cléria Souza Figueiredo, de 26 anos, estava internada desde o dia 25 de outubro no Hospital Luís Eduardo Magalhães, com sintomas graves da doença. As mortes começaram há menos de duas semanas. Três pessoas continuam internadas.

Desde o início do surto, foram confirmados, oficialmente, oito casos da meningite meningocócica, forma mais grave da doença. Quatro pessoas morreram na primeira semana do surto. Entre as três pessoas que continuam internadas está o motorista de ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro, Jhonatas de Jesus Silva, de 39 anos, que transportou as primeiras vítimas da doença e está internado em estado grave.

Outras duas pessoas estão internadas no mesmo hospital, mas seus quadros de saúde vêm apresentando melhoras.

Cléria trabalhava na Pousada Erva Doce, em Arraial D¿Ajuda, povoado próximo a Porto Seguro, e esteve na mesma festa que outras vítimas da doença, no dia 18 de outubro em Trancoso. Esse evento é considerado pela Secretaria de Saúde como um dos focos da doença.

Parentes dizem que houve lentidão em atendimento Familiares de Cléria reclamaram que houve lentidão no atendimento. Isso porque a moça foi levada ao hospital com febre, dor no pescoço e vomitando, um dia antes de a secretaria confirmar a existência do surto na região.

Cléria foi medicada e liberada pelos médicos de plantão.

Só foi internada no dia seguinte, quando chegou desmaiada ao hospital.

Moradores reclamam da falta de informações sobre a doença e muitos estão amedrontados.

Uma manifestação foi organizada, no fim de semana, pelo movimento de jovens católicos, com pedidos de ¿vacinação em massa¿. Sara Saraiva, de 15 anos, que participava da manifestação, disse que os moradores estão sendo informados apenas pela mídia.

¿ Em cada lugar víamos uma coisa. Isso confunde as pessoas. Esse esclarecimento deveria ter sido dado com antecedência ¿ disse ela.

O secretário municipal de Saúde de Porto Seguro, Manoel Messias Boaventura, organizou reuniões com moradores e disse que não há necessidade de vacinação, pois não há epidemia da doença.

¿ Se precisasse, eu mesmo ia ao Ministério da Saúde implorar pela vacina.

O secretário também esteve com donos de pousadas em Arraial d¿Ajuda, muitos dos quais tiveram prejuízos neste feriadão de Finados, pois reservas foram canceladas. O mesmo ocorre em Trancoso, onde alguns donos de pousada dizem que houve cancelamentos para reservas marcadas até para dezembro.

A meningite é transmitida por via oral, por meio das gotículas emitidas com a tosse e espirro.

Por isso, locais de grande aglomeração ¿ como shows, cinemas, etc ¿ devem ser evitados.

Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, alteração do estado mental (sonolência e confusão mental), manchas vermelhas e escuras pelo corpo. Além disso, o paciente pode ter vômito e dor no corpo