Título: PT tenta aproximar Dilma de prefeitos
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 04/11/2009, O País, p. 4

Objetivo é traçar estratégia nos municípios e conquistar apoio de outros partidos

SÃO PAULO. O PT lançará sábado sua principal estratégia eleitoral para tentar alavancar a pré-campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Foram convocados os 560 prefeitos e os 423 vice-prefeitos petistas, além de líderes regionais, para um encontro com Dilma. O objetivo é montar uma estratégia municipalista, para que os petistas se engajem e conquistem o apoio de prefeitos de outros partidos. O encontro começa sexta-feira, em Guarulhos, e Dilma participará no sábado. Na sexta-feira, ela e o presidente Lula vão ao Congresso Nacional do aliado PCdoB, em São Paulo.

A direção do PT espera organizar até 15 eventos com Dilma até a convenção do partido, em fevereiro, sempre nas noites de sexta-feira e nos fins de semana.

Segundo o secretário de Assuntos Institucionais do PT, Romênio Pereira, o encontro de Guarulhos será a atividade pré-eleitoral mais importante de 2009.

Lula não confirmou a participação.

Na sexta-feira, será traçada a divisão da campanha em macrorregiões.

No sábado, serão debatidos a conjuntura política, os avanços do governo e as eleições de 2010. Dilma terá almoço com mulheres do PT.

Romênio Pereira lembra que em 1989, quando Lula perdeu a eleição para Fernando Collor, o PT governava 37 cidades. Em 2002, na primeira vitória de Lula, eram 187 municípios. Em 2006, Lula se reelegeu com o apoio de prefeitos de todos os partidos.

¿ Hoje, temos um verdadeiro exército nos municípios. Os prefeitos e os vices serão os principais cabos eleitorais de Dilma para 2010 ¿ disse.

O evento será realizado no Open Hall Convention Center, em Guarulhos. Segundo o tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, o diretório nacional arcará com R$ 250 mil e as demais despesas ficarão por conta dos diretórios estadual e municipais.