Título: O alerta de Dirceu
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Política, p. 4

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu criticou ontem a estratégia adotada por setores do PT e da base governista de apoiar a ideia de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar um terceiro mandato. Em artigo publicado no seu blog, intitulado Duas táticas?, Dirceu avalia que a insistência nesse movimento poderá inviabilizar as chances de vitória da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e produzir a derrota eleitoral do governo na corrida sucessória de 2010. No artigo, Dirceu defende abertamente a candidatura de Dilma, mas sem fazer referência ao tratamento contra um câncer ao qual a ministra vem se submetendo e que tem fragilizado sua resistência.

¿Numa disputa presidencial não se pode ter duas táticas. Não tem como construir uma candidatura, a de Dilma Rousseff e, ao mesmo tempo, começar a seguir outra tática, a do terceiro mandato do presidente Lula¿, afirma o ex-ministro no seu artigo, acreditando que a estratégia produz ¿prejuízos¿ para a candidatura da ministra. ¿Mesmo que essas iniciativas pró-terceiro mandato não tenham apoio ou sustentação no Congresso Nacional, que sejam posições individuais de parlamentares de alguns partidos, sem apoio de suas direções e lideranças, não devemos subestimar o prejuízo que podem provocar à pré-candidatura de Dilma Rousseff ao PT¿, avalia.

Nos últimos dias, vários parlamentares passaram a defender publicamente a tese do terceiro mandato para Lula, especialmente depois que Dilma Rousseff teve que viajar às pressas para se tratar em São Paulo, por conta de uma reação ao tratamento quimioterápico que vem fazendo para combater o câncer.