Título: Lula pensa em voltar em 2014
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Política, p. 4

Presidente diz que a Constituição o permite disputar novo pleito, mas, por enquanto, ele destaca que ¿quer ficar em casa e cuidar da família¿

Lula em visita à Turquia: ¿A única coisa que eu quero para 2014 é a Copa do Mundo, o que já está garantido¿ Em viagem pela Arábia Saudita, China e Turquia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou em suspenso a possibilidade de se candidatar às eleições presidenciais de 2014. Lula negou, mais uma vez, o interesse em participar da disputa no próximo ano, após dois mandatos consecutivos, mas afirmou que a candidatura daqui a cinco anos é permitida pela Constituição. ¿Eu não sei o que vai acontecer em 2010. Como é que vocês querem que eu saiba o que vai ocorrer em 2014? A única coisa que eu quero para 2014 é a Copa do Mundo, o que já está garantido¿, disse em seguida.

Segundo o presidente, os planos para 2011 são ¿ficar em casa e cuidar da família¿. ¿Quando terminei meu primeiro mandato na presidência do sindicato, falei que ficaria em casa. Mas depois eu fundei o PT e nunca voltei. Agora é a chance de voltar para casa e cuidar da vida, da família¿, disse.

Apesar de o tema do terceiro mandato ter entrado em discussão mais uma vez no Congresso, o presidente afirma não concordar com essa teoria. Essa hipótese tem sido levantada informalmente como alternativa diante dos problemas de saúde da ministra da Casa Civil. Para o presidente, no entanto, o fato de a ministra anunciar o tratamento que faz para combater um câncer no sistema linfático pode aproximá-la do eleitorado e humanizar sua figura.

Mudança O projeto de Lula, dizem petistas, seria voltar ao poder em 2014 ¿nos braços do povo¿, sem a necessidade de um desgaste político em busca de uma mudança na lei atual para continuar no poder. Por ora, ele afirma ter tempo suficiente para trabalhar. O presidente disse que não está preocupado com o que vai fazer depois do fim de seu mandato. ¿Um ano e meio é muito tempo de governo. Nós temos muita coisa para fazer. Se eu parar para ficar pensando o que eu vou fazer em 2011, vou parar de governar e eu quero governar.¿

Há cerca de 20 dias, ele reagiu com um gesto ríspido quando um ministro lhe contou que aliados se movimentavam para reapresentar a proposta de terceiro mandato. Depois, mandou dirigentes do PT enquadrarem os teimosos para não prejudicar a candidatura da ministra. Foi o que integrantes da bancada do PT fizeram na terça-feira com o deputado Fernando Marroni (RS), o mais novo porta-voz da ideia. Além disso, presidente avalia que ao eleger a ¿mãe do PAC¿ não terá dificuldades em retornar ao Palácio do Planalto.