Título: Lula admite que política de combate às drogas não está dando resultado
Autor: Melo, Jamildo
Fonte: O Globo, 04/11/2009, O País, p. 9

"Nem o governo nem o ministro têm a receita para resolver o problema"

Especial para O GLOBO

RECIFE. Em discurso para profissionais da área de saúde em Recife, o presidente Lula fez ontem à noite um mea culpa sobre a atuação do governo no combate às drogas no Brasil. O presidente pediu sugestões à plateia e disse que o governo não sabe ainda como enfrentar o problema, em especial o avanço do crack.

¿ Queria pedir de coração a vocês que dedicassem um pouco do tempo deste seminário para debater o futuro do país e das pessoas que não estão aqui ¿ disse Lula, durante o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

¿ Há uma questão séria, que não é brasileira, americana, francesa ou boliviana, que é a questão das drogas. Está ficando claro que, do jeito que nós estamos tratando as drogas, até agora não está dando resultado. O que estamos vendo é gente cada vez mais jovem envolvida com o crack, que é a borra da cocaína.

E sabemos os efeitos que o crack está provocando nas nossas periferias. Nem o governo nem o ministro têm a receita para resolver o problema, mas o dado concreto é que o problema está ficando sério ¿ disse Lula, na presença do ministro da Saúde, José Temporão.

O presidente disse que os brasileiros é que devem cuidar de seus problemas na área.

¿ (Do contrário) fica fácil para um país rico mandar colocar uma base na Colômbia e dizer que está cuidando do combate às drogas. Que eles cuidem de seus viciados internos.

Se não existissem os viciados, não haveria drogas para vender ¿ disse Lula.

Temporão volta a reclamar do fim da CPMF

Sem abordar a questão das drogas de forma enfática em seu discurso, Temporão fez um discurso político, reclamando da perda de recursos da CPMF, ainda em 2007: ¿ A oposição foi vil ao derrubar a CPMF. Eles impediram que R$ 24 bilhões chegassem na ponta do sistema, enquanto a sonegação e o caixa 2 continuam.

A CPMF impedia isto.

Lula abordou o tema: ¿ Eles preferiram dizer assim: vamos prejudicar o Lula, mas acabaram prejudicando uma parte da população brasileira que não pode pagar plano de saúde e precisa do SUS.

Lula brincou com a fome, ao elogiar a memória de Josué de Castro.

¿ As pessoas que falam contra o combate à fome fazem isto porque nunca viram a lombriga maior comendo a menor, aquele barulho infernal no estômago da gente.

No evento, em que houve um protesto de estudantes residentes, Lula anunciou a compra de 1,6 mil ambulâncias para reforçar o Samu, programa que elogiou, citando o caso do resgate dos sobreviventes do acidente aéreo na Amazônia. Lula pediu um minuto de silêncio em memória dos mortos.