Título: Volta ao trabalho
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Política, p. 6

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, voltou a trabalhar ontem, depois de ficar três dias distante da agenda oficial. Pela manhã, a ¿mãe do PAC¿ se reuniu, em São Paulo, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. À tarde, despachou no Centro Cultural Banco do Brasil, a sede provisória do governo em Brasília. Ela conversou com os jornalistas duas vezes ao longo do dia. Em ambas, mostrou-se bem disposta, mas reconheceu que reduzirá o ritmo de trabalho a fim de se dedicar ao tratamento de câncer a que se submete. ¿Essa é uma doença chatérrima. Boa ela não é, mas é tratável, não é uma sentença. Pessoas que trabalham intensamente continuaram trabalhando, e eu não sou diferente de ninguém¿, afirmou a ministra.

¿Tem um período que não posso viajar, não por cansaço ou por qualquer outra característica, é porque diminui a minha resistência. Nesse período, vou evitar contato com multidão¿, acrescentou. Ciente do quadro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou a auxiliares de que viajará pelo país no segundo semestre para inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Dilma foi internada às pressas, na madrugada de terça-feira, com fortes dores na perna. Foi um efeito colateral da segunda sessão de quimioterapia. Depois de passar por exames, como uma ressonância magnética, recebeu alta no meio da tarde do dia seguinte.

¿Dei muitos telefonemas, passei e-mails. A tecnologia ajuda uma barbaridade¿, comentou ontem sobre o período de recuperação. A ministra mencionou ainda um encontro que teve, na quarta-feira, ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, com a apresentadora de TV Ana Maria Braga, que se curou de um câncer. ¿Foi uma boa conversa. Acho ela uma pessoa fantástica, pela força que tem.¿