Título: Caetano chama Lula de analfabeto e irrita o PT
Autor: Lima, Maria; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 06/11/2009, O País, p. 8
Marina gosta dos elogios a ela mas evita comentar críticas ao presidente; Berzoini diz que cantor despreza democracia
BRASÍLIA e SÃO PAULO. As críticas de Caetano Veloso ao presidente Lula e o apoio declarado à pré-candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência irritaram petistas e foram recebidos com cautela até pela oposição. Os verdes gostaram dos elogios a Marina, mas evitaram comentar os ataques a Lula. Artistas, como Caetano, se dividiram, e leitores do GLOBO enviaram mais de 1.300 comentários para o site do jornal ontem. Em entrevista ao ¿Estado de S.Paulo¿, Caetano disse que Marina é uma mistura do presidente brasileiro com o americano, Barack Obama, mas melhor, porque não é analfabeta como Lula.
¿ Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem ¿ disse Caetano.
Em casa, recuperando-se de uma cirurgia odontológica, Marina disse que gostou do que Caetano falou sobre ela, mas não comentou o que ele disse sobre outros.
¿ Isso mais do que agrega, congrega. Vai criando uma força de pensamento e de debate político que vai além de quaisquer candidaturas ou de acordos da política tradicional e coloca em cena a sensibilidade das pessoas e o vigor do desejo de ter outros valores em evidência quando se fala de uma sucessão presidencial ¿ respondeu Marina Silva, por escrito.
Gabeira diz que apoio é importante para Marina Sobre a comparação de sua história e gênero com os presidentes Obama e Lula, Marina se disse honrada, pois são dois grandes líderes. Sem citar Lula, a senadora verde deu uma leve alfinetada quando disse que um candidato não pode ter só carisma: ¿ Acho que ele (Caetano), no fundo, está querendo que aconteça algo na política brasileira que faça com que as pessoas se entusiasmem novamente.
Mas com um passo à frente. Esse passo significa que não pode mais se colocar todas as fichas no carisma, é preciso que muita gente esteja disposta a ir junto, pela razão e pela emoção ¿ alfineta a candidata do PV.
Outros integrantes do PV igualmente tiveram o cuidado de não avalizar as críticas de Caetano quando ele chama Lula de analfabeto.
¿ Acho que o apoio do Caetano é muito importante, como foi muito positivo para minha campanha no Rio. A presença dele promove uma elevação estética da campanha.
Marina deveria ficar muito agradecida desse apoio, e, sem entrar em conflito com outros candidatos, aproveitar para se aproximar da classe artística ¿ disse o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), adotando a cautela em seguida: ¿ Sobre a comparação feita com Lula, talvez o Caetano quisesse dizer que ele e Marina têm estilos diferentes.
Já o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), ao comentar a entrevista, disse que Caetano tem um ¿grande desprezo pela democracia¿: ¿ Quem conhece a trajetória de Lula e vê a liderança internacional que ele tem hoje sabe que ele é pós-graduado em política, administração e relações internacionais ¿ disse Berzoini.
Para o presidente do PT, a opção eleitoral manifestada por Caetano mostra que a possível candidatura da senadora Marina à Presidência tira mais votos da ¿classe média alta tucana¿ do que do seu partido.
¿ A simpatia dele pela candidatura da Marina mostra que ela tende a tirar mais votos de um setor de classe média alta tucana do que votos do PT ¿ disse Berzoini.
Para o presidente do PSB de São Paulo, deputado Márcio França, o cantor baiano usou uma "expressão equivocada" ao chamar de analfabeto o presidente da República.
¿ Ele não foi feliz. Essa é uma expressão equivocada. A Marina, em quem ele disse que vai votar, é importante para o país, mas o grau de conhecimento político, histórico, administrativo de Lula é muito maior ¿ disse o deputado.
Entre alguns aliados de Lula, predominou a cautela sobre a crítica mais pesada do cantor baiano ao presidente.
¿ Sou fã das letras e das músicas de Caetano. É um artista singular que teve um papel muito importante para as pessoas da minha geração.
Como artista vou continuar adorando, mas não posso concordar com sua opinião política. É apenas a opinião de um ar tista, como também tem os artistas que são fãs de Lula, de Fernando Henrique ¿ disse o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).
¿ Lamento que o Caetano tenha dado uma declaração como esta! Isso não combina com o seu estilo. Até porque ele acompanha o trabalho do presidente Lula no Brasil e na Bahia. Ele tem o direito de fazer as escolhas dele, mas não concordo com os adjetivos utilizados. O reconhecimento de Lula transcende o Brasil, é um reconhecimento internacional, inclusive do presidente Obama ¿ emendou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR).
Até DEM evita comentar ataque a Lula Nem mesmo a oposição adotou a crítica de Caetano: ¿ O Caetano é um gênio e tem a coragem de colocar a opinião dele como músico. As declarações de Caetano mostram a força que a candidatura de Marina terá em vários setores da sociedade ¿ disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).